Escola municipais em Pouso Alegre adotam versão ‘teen’ da Constituição Federal em sala de aula (Foto: Reprodução EPTV/Edson de Oliveira)

Pouso Alegre será a primeira cidade do Brasil a incluir o estudo da constituição nas escolas municipais. Uma cartilha de atividades começou a ser distribuída na quinta-feira (23) para turmas a partir do 4º ano do ensino fundamental, e será usado junto com outras disciplinas.

Madu Macedo, idealizadora do livro e que também conduziu a criação da cartilha (Imagem: Reprodução EPTV)

A cartilha de atividades foi baseada no livro ‘Constituição em miúdos’: “É uma linguagem muito densa [a da constituição] e a gente fez o livro para tornar a linguagem mais acessível aos jovens”, explica a diretora da Escola do Legislativo Madu Macedo, idealizadora do livro e que também conduziu a criação da cartilha.

Os professores vão decidir a melhor forma de adotar a cartilha junto com o livro em sala de aula. O livro já é distribuído gratuitamente em todo pais, inclusive, com versão em braile e outra digital (acesse aqui), com apoio da Associação Brasileira de Escolas Legislativas (Abel).

Para o presidente da Abel, Florian Madruga, a adoção na rotina escolar vai ajudar no processo de educação cidadã de crianças e adolescentes. “Nós precisamos que o brasileiro seja cidadão permanente e para isso precisamos ter aula de cidadania”, disse.