14º GAC de Pouso Alegre faz exposição no SerraSul Shopping (Foto: Divulgação)

O 14º Grupo de Artilharia de Campanha, Grupo Fernão Dias, de Pouso Alegre, organizou uma exposição no SerraSul Shopping para celebrar o mês onde se comemora o Dia do Exército Brasileiro. A mostra começa a ser exibida ao público nesta sexta (31) e integra também as atividades de comemoração do aniversário de 4 anos do SerraSul Shopping.

Na exposição os visitantes vão poder conferir canhões, armas de uso exclusivo do Exército, mochilas, barracas, fardas, indumentárias e todos os acessórios que integram o armário e o kit de sobrevivência dos bravos soldados brasileiros. A exposição ficará na Praça de Eventos do shopping até o dia 9 de abril. “É uma oportunidade para conhecer um pouco mais da história e do universo desse segmento tão importante das nossas Forças Armadas”, convida a coordenadora de marketing do SerraSul Shopping, Janaína Teixeira.

Quase um século de história

O 14º GAC acaba de completar 99 anos de história. A unidade militar do Exército, com sede em Pouso Alegre, foi criada em março de 1915. Já foi intitulado 10º Regimento de Artilharia Montada (10º RAM), 8º RAM e 4°Regimento de Obuses 105. A atual denominação foi recebida em novembro de 1972.

Ao longo de seus 99 anos, o grupo teve participação em diversas episódios marcantes da história brasileira. Agiu nas revoluções de 1924 e 1930. Na 2º Guerra Mundial, manteve sob vigilância, por seis meses, 62 prisioneiros alemães, que ao final do período foram transferidos para o Rio de Janeiro. A unidade pouso-alegrense opera obuseiros com calibre de 155 mm, armamento de apoio às ações da 4ª Divisão do Exército.

Serviço: Exposição do 14º GAC no Shopping de Pouso Alegre
Onde: SerraSul Shopping
Rodovia Juscelino Kubitscheck – BR 459 – Km 107 – Ipiranga
Quando: 31 de março a 9 de abril
Horário: Diariamente, das 13h às 20h