Empreendedores da cultura do morango serão orientados sobre a fiscalização do Conselho

Um encontro realizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas) debaterá com produtores rurais e empreendedores do Sul de Minas ações de fiscalização no agronegócio.

O encontro será realizado no dia 19 de abril de 2017, na Cooperativa dos Morangueiros Pantanense (COOMPA), em Pouso Alegre, às 15h. O evento faz parte das atividades da terceira etapa do projeto de Fiscalização do Agronegócio do Crea-Minas, iniciado em 2015.

Segundo o Crea, nessa reunião, os produtores rurais e demais empreendedores da cultura do morango serão orientados sobre a fiscalização do Conselho. Serão esclarecidas as dúvidas sobre os critérios de fiscalização neste setor e sobre a regularização da atividade e dos profissionais que nela atuam.

Também vão participar do encontro, representantes do agronegócio da região, instituições do setor, profissionais, e demais interessados no tema. Já a ação de fiscalização será realizada entre os dias 08 e 12 de maio de 2017, na zona rural dos municípios de Pouso Alegre e Cambuí.

Segundo o fiscal da Regional Sul do Crea-Minas, engenheiro agrônomo Victor Brito, um dos intuitos da reunião é evidenciar a importância da técnica no cultivo do morango. “O objetivo da reunião é a conscientização dos produtores rurais sobre a importância do acompanhamento de um profissional habilitado nos processos técnicos realizados na produção”, afirma Victor.

De acordo com o Crea, as ações de fiscalização têm como objetivo a constatação da regularidade nas atividades de base tecnológica, verificando a responsabilidade técnica através do registro das empresas e dos profissionais responsáveis técnicos no Conselho, bem como a Anotação de Responsabilidade Técnica (A.R.T.).

O fiscal explica que a presença destes profissionais em todas as etapas da cadeia produtiva garante a aplicação das melhores e mais modernas técnicas, maior produtividade com menor custo e com segurança alimentar, além de atender a todas as exigências legais, sendo isto o desejado pelo mercado consumidor.

Balanço

A segunda etapa da fiscalização na Regional Sul, realizada entre os dias 13 e 17 de junho de 2016, nos municípios de Poços de Caldas, Palmeiral, Botelhos e Campestre, focou em empreendimentos de cafeicultura e culturas anuais, sendo 124 o número total de  verificações. Em todo o estado, foram 2.623 ações de fiscalização, distribuídas em 11 tipos de empreendimentos do agronegócio.

O gerente de Fiscalização do Crea-Minas, engenheiro mecânico Guilherme Rodrigues destaca que os resultados foram positivos. “Os dois anos passados do Projeto ‘Especialização da Fiscalização no Agronegócio’ apresentaram resultados surpreendentes e bastante satisfatórios. Esse sucesso se deve, além da nova metodologia implementada, ao comprometimento da equipe de Fiscalização quanto aos objetivos a serem alcançados e à compreensão dos empreendedores sobre a importância da regularização das atividades de base tecnológica desempenhadas no campo do agronegócio e nos demais empreendimentos relacionados”, afirma Guilherme.

Serviço
Data: 19/04/2017
Horário: 15h
Local: Cooperativa dos Morangueiros Pantanense – COOMPA
Rua Dois, 66 – São José do Pantano – Pouso Alegre.