Paciente fez colonoscopia no hospital e morreu por perfuração no intestino

A família de um homem de 68 anos que morreu no sábado (22) em Pouso Alegre suspeita que a morte foi causa por um erro médico durante um exame no hospital das Clínicas Samuel Libânio.

Benedito Batista da Silva tinha 68 anos (Reprodução EPTV)

Segundo os familiares, Benedito tinha um tipo de anemia que é caracterizada por alguns tipos de células abaixo do normal na medula óssea. Essa condição obrigava o idoso a se submeter a exames para prevenção de câncer regularmente. Na quinta-feira (20), ele passou por uma colonoscopia, procedimento através do reto para identificar câncer no intestino.

“Ele não tinha nada, estava bem”, conta a irmã, Nadir Aparecida Batista Angélico, sobre o momento em que o aposentado foi para o hospital.

Família suspeita de erro médico (Foto: Reprodução EPTV)

Outra irmã, Maria Clélia Batista da Cruz, relata que, ao ser liberado do hospital no mesmo dia, o aposentado reclamou de dores. “Ele disse que sentia que estava com um órgão furado”.

Atestádo de óbito consta morte por perfuração no intestino (Imagem: Reprodução EPTV)

Na sexta-feira (21), Benedito foi levado novamente para o hospital, onde foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ele apresentou um quadro de infecção generalizada, o quadro de saúde piorou, e ele não resistiu.

Na declaração de óbito atestada pelo hospital, a causa da morte foi um choque séptico resultado de uma inflamação causada por uma perfuração intestinal.

Em nota, a direção da Hospital das Clínicas Samuel Libânio informou que esta apurando os fatos. O nome do responsável pelo procedimento médico não foi divulgado.