Farmácia Central de Pouso Alegre (Foto: PousoAlegrenet)

Moradores de Pouso Alegre estão com dificuldades para obter alguns remédios nas farmácias municipais em Pouso Alegre. Muitos produtos que devem ser distribuídos gratuitamente pelo município estão em falta, e quem não tem condições de comprar, fica com o tratamento da doença prejudicado.

“Tenho diabetes. E faz alguns meses que não consigo pegar os remédios que o médico me receitou. As vezes tem algum, mas faz tempo que não consigo seguir a receita certinho”, reclamou a aposentada Maria de Lurdes, que conta que não encontrou remédios como AAS, metformina, e não conseguiu o número suficiente de tiras de medição da diabetes para os 30 dias.

Nossa redação esteve na farmácia central nesta terça-feira (10) e pode constatar a falta desses medicamentos, e de outros. A moradora Lúcia Castro conta que precisa tomar a Enoxaparina Sódica, remédio para trombose, mas que a prefeitura não está fornecendo. “Preciso fazer o tratamento logo, mas não tenho condições. A dose por dia custa R$ 200 nas farmácias. Tenho que pegar pelo SUS, mas chego aqui na prefeitura e não tem”, contou.

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que alguns medicamentos para o controle do diabetes foram entregues na data de hoje (10/05) e que os usuários devem procurar a farmácia central e o Centro de Diabetes, no bairro Colinas de Santa Bárbara para a retirada dos remédios.

A Secretaria de Saúde informou ainda que a entrega de outros medicamentos de uso contínuo depende de fornecedores e que serão disponibilizados nas próximas semanas.