Ônibus do Castramóvel segue parado no estacionamento da prefeitura (foto: PousoAlegrenet)

Moradores e protetores da causa animal em Pouso Alegre estão indignados com a falta dos serviços de castração móvel e do Samu veterinário para animais abandonados na rua. Ambos os serviços, mantidos pela prefeitura, estão parados na nova gestão.

O veículo do Castra Móvel foi doado pela Concessionária Princesa do Sul, e reformado pela prefeitura no final de 2016, mas está parado no estacionamento.

Samuvet ganhou reforma de concessionária em março, mas serviço segue parado

Já o serviço do Samuvet começou a funcionar em março de 2016 com um veículo alugado. Neste ano o veículo da prefeitura recebeu até uma reforma da concessionária Via Mondo. Mesmo assim, o serviço ainda não funcionou durante a nova gestão.

Cobrança de moradores

Na sexta-feira (19), a prefeitura divulgou nas redes sociais a compra de 1.450 quilos de ração para os animais do Espaço Bem-Estar Animal, com entrega de 100 quilos por mês. Na publicação, dezenas de moradores elogiaram a compra, mas também cobraram um retorno urgente dos serviços e questionaram a prefeitura.

Ração adquirida pela prefeitura (Imagem PMPA)

“Prefeitura fazendo nada mais que sua obrigação, esses animais merecem … Agora queremos saber quando volta o funcionamento do samuvet. Eu como protetora recebo vários pedidos de ajudar de animais atropelados semanalmente e como ajudar todos? Sem samuvet? Sem os veterinários de plantão da prefeitura? Agradecemos o que está sendo feito, mas ouve alguns retrocessos que não deviam ter acontecido… E o castramovel? Que já está pronto para seu uso, quando começa à funcionar?”, reclamou a moradora Danusa Losker.

“Isso é uma ótima notícia! A nutrição dos animais é importante para a saúde deles e consequentemente terem maior chance de serem adotados. Agora, para o número de animais não aumentar mais ainda nas ruas, é urgente que o programa de castração de animais de população de baixa renda seja retomado em larga escala. Também aguardamos o retorno do funcionamento do Samuvet pelo menos em horário de funcionamento do Bem Estar. Os animais inocentes merecem apoio e amparo do poder público”, disse a protetora Carla Viviane.

Falta dos serviços tem feito aumentar número de cachorros nas ruas

“Nós, os protetores do Munícipio de De Pouso Alegre, só temos a agradecer a atenção dada aos nossos protegidos do Centro de Bem Estar Animal. Agora, por favor, providenciem urgentemente o motorista/socorrista para o SAMUVET e também coloquem o castramóvel para funcionar. Não aguentamos mais tantos animais abandonados. Todos os protetores não têm mais espaço físico pra recolher tantos cachorros e gatos abandonados. Hoje estou com 22 mas sou responsável pela alimentação de 35. Preciso de ajuda”, pede a protetora Eliane Janete Martins.

Parte interna do Castramóvel
Parte interna do Castramóvel
Parte interna do Castramóvel
Parte interna do Castramóvel
Parte interna do Castramóvel
Castramóvel segue parado

“Que ótimo… mas diga uma coisa, quando volta o castramóvel e o samuvet? Que estão só pegando poeira no estacionamento da prefeitura. Pouso Alegre está lotada de animais abandonados nas ruas. Meu filho foi mordido por um ali perto do mercadão junto aos mendigos que aliás também estão em toda parte da cidade… quais as providências que serão tomadas?”, reclamou a moradora Mila Lopes.

Resposta da prefeitura

Procurada, a prefeitura não deu retorno sobre a questão. Nas redes sociais, a prefeitura informou em um comentário em suas página que estaria correndo atrás de motoristas para o Samuvet, e que em breve esse problema será resolvido.