Exposição Kronos está em cartaz no SerraSul Shopping (Foto: Divulgação)

O metal costuma ser a matéria prima empregada pela indústria na confecção de produtos altamente resistente. Peças de automóveis, estruturas para construção e até armas de guerra. Sua aplicação industrial, bélica, sua dureza e frieza o tornam uma espécie de antítese da arte. Será? O artista plástico Renato Ribeiro prova na Exposição Kronos que é possível dar contornos delicados, impactantes e surpreendentes à matéria-prima, o que não seria novidade, posto o grande número de artesãos que desde tempos remotos dobram o metal em belos artefatos, a diferença é que Renato transforma em arte o metal sucateado em um processo de criação que denomina “Arte Metal”.

As peças elaboradas por Renato em sua ferraria e ateliê na Avenida Perimetral, estão em exposição na galeria de artes do SerraSul Shopping, em Pouso Alegre, que passa a receber mostras dos artistas de Pouso Alegre e região como parte de uma parceria com a Superintendência Municipal de Cultura. Kronos, que antes de chegar ao shopping passou pela Casa da Cultura, exibe dezenas de peças moldadas a partir do metal descartado de veículos automotores, máquinas industriais, artigos de uso doméstico e esportivo.

É assim que uma guitarra rústica ganha forma na torção de uma enorme corrente, encaixada no disco do que foi uma roçadeira. Um pé de cabra e três grandes porcas perfazem os detalhes do corpo do instrumento cuja maior parte das peças que lhe dão vida vieram de uma máquina agrícola.

Como a guitarra acústica, outra série de esculturas e objetos em metal ganham personalidade a partir do toque inventivo do artista plástico. Castiçais, mesas, abajures, sóis, luas, um rei com asas e uma enorme âncora, que dá a impressão de que pode rasgar o chão a qualquer momento, são alguns dos destaques da mostra que tem entrada gratuita.

Arte, metal e família
As raízes de Renato Ribeiro no trabalho com o metal estão ligadas ao seu bisavô, Alberto Pereira. No início do século XX, em seu trabalho com selaria de cavalos, ele popularizou um modelo de freio de rédea que ficou nacionalmente conhecido como ‘freio machadinho’, uma referência a Machado, cidade em que Alberto fez nascer a invenção.

O trabalho com metal seguiria uma geração adiante, com Iraci Alves Ribeiro. Nos idos de 1920, ele já se antecipava ao processo de industrialização, aprofundando-se no ofício de mecânica industrial. Do êxito, resultou uma empresa que chegou a manter 35 serralheiros em seus quadros. Os ensinamentos seguiram mais uma vez adiante, desta vez com o pai de Renato, Alencar Pereira Ribeiro, que se manteve na profissão.

A família Ribeiro mudou-se para Pouso Alegre em 1992, ano em que fixou sua oficina na Avenida Pinto Cobra (Perimetral). Renato, que acompanhava o pai desde criança na oficina, deu sequência ao legado, mas desenvolveu técnicas próprias para a confecção de produtos personalizados. Hoje, ele utiliza metal reciclado para compor suas criações.

Serviço: Exposição Kronos no SerraSul Shopping
Onde: SerraSul Shopping – Rodovia Juscelino Kubitscheck – BR 459 – Km 107 – Ipiranga

Com informações de assessoria