A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Pouso Alegre informa a população que já há três casos confirmados da Febre Chikungunya no município. A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, mesmo transmissor da Dengue.

As pessoas contaminadas já estão em tratamento e não correm risco de morte. A Vigilância Epidemiológica alerta para a importância de intensificar as ações de prevenção e manter a vigilância no sentido de combate ao mosquito, principalmente recipientes de água parada que, rapidamente, se transformam em focos de proliferação de larvas do Aedes aegypti.

Os principais sintomas da Febre Chikungunya são: febre alta (súbita); dores nas articulações e nos olhos, cefaleia intensa e manchas vermelhas na pele. Os sintomas costumam persistir de 7 a 10 dias, mas as dores nas articulações podem durar meses ou anos e, em certos casos, converter-se em dor crônica incapacitante.

“Considerando-se que em Pouso Alegre, o Aedes aegypti e o Aedes albopictus encontram-se presentes, bem como a existência do fluxo de pessoas provenientes de áreas de transmissão, existe o risco de transmissão e circulação viral e epidemias de Chikungunya”, adverte Thatiana Guerra, coordenadora de Vigilância Epidemiológica do município.

O setor de epidemiologia orienta a população quanto à prevenção e eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, e caso alguém apresente os sinais e sintomas da doença procure uma Unidade Básica de Saúde (posto) para atendimento e avaliação médica.