Ônibus irão apenas até o centro e retornarão ao bairro. Usuários terão de fazer baldeação. (Imagem: Arquivo EPTV)

A Princesa do Sul, concessionária de transporte público em Pouso Alegre, comunicou que a partir da próxima segunda-feira (7) as linhas que saem dos bairros irão apenas até o centro da cidade e retornarão. Dessa forma, as linhas não cruzarão mais a cidade, e usuários terão que fazer a baldeação.

Segundo a empresa, a mudança é fruto de um longo período de estudos e intenso diálogo com comunidades de todas as regiões da cidade. “O principal objetivo da alteração das rotas é melhorar o atendimento aos usuários, pois, além de minimizar o impacto que os congestionamentos e problemas no trânsito têm sobre as linhas de ônibus, nos permitirá aumentar a frequência de horários em todos as regiões da cidade”, analisa o coordenador de operações André Luís da Silva.

De acordo com a empresa, a alteração dobra a frequência com que os ônibus passam pelos pontos de parada, acrescentando novos horários aos já existentes e minimizando aquele que, segundo a empresa, é o principal motivo da alteração: problemas de trânsito localizados – como vias interditadas ou congestionadas e que afetam outras rotas.

Com a mudança, a empresa diz que haverá aumento da pontualidade do serviço de transporte público em todo o município e redução do tempo médio de deslocamento das linhas.

Integração

Com a nova configuração das rotas do transporte coletivo, a integração passa a ter ainda mais importância. A partir de agora, sempre que um usuário precisar se deslocar entre um bairro e outro, ele fará uma baldeação, isto é, deverá pegar o ônibus com destino ao Centro e lá pegar o ônibus para o bairro pretendido, sempre pagando uma única passagem.

A integração entre linhas é feita com o uso do cartão magnético de passes. Também conhecido como bilhete único (Smart Card), ele pode ser adquirido de forma gratuita em diversos pontos de venda espalhados pela cidade: na sede da Princesa do Sul, no Centro, ou no ponto final, no mesmo local onde o passageiro deve fazer a integração. “Nesta segunda-feira, 07 de agosto, no horário comercial, teremos colaboradores ofertando cartões nos pontos finais das linhas”, informa o coordenador de operações.

Recarga do cartão

É possível fazer a recarga do cartão sem sair de casa, diretamente no site da Viação Princesa do Sul. Basta acessar princesadosul.com.br e clicar na aba “Créditos On-line”. O pagamento pode ser feito por cartão de crédito no valor desejado pelo usuário. O processamento da transação é feita pelo sistema PagSeguro, que envia uma confirmação da transação para o e-mail do cliente.

Vantagens

Segundo a empresa, as mudanças propostas pela empresa trazem uma série de benefícios para os usuários do transporte público e atendem a uma das principais reclamações em relação ao serviço: a pontualidade.

“A quase totalidade dos atrasos é provocada por problemas de tráfego. A reconfiguração das rotas vão minimizar bastante esse problema”, considera André Luís.

Ele enumera as vantagens das mudanças para os usuários: “Estamos falando em redução do tempo médio de deslocamento, aumento da oferta de horários, simplificação do itinerário – que gera melhor compreensão das rotas – além do aumento da segurança ao reduzir as transações em dinheiro, agilizando o embarque nos ônibus com o uso cada vez maior do cartão magnético de passe”, conclui.