Algumas ruas do bairro Santa Elisa ficaram sem energia por quase 12 horas (Foto: Google)

O tão esperado retorno das chuvas em Pouso Alegre aconteceu nesta sexta-feira (29). Mas para alguns moradores, o que era para ser alegria, acabou virando um problema.

Vários pontos da cidade ficaram sem energia. E alguns desses pontos, como parte do bairro Santa Elisa, continuava sem energia ainda na manhã deste sábado (30).

Segundo o gerente regional de relacionamentos da Cemig, Alexandre de Almeida, esse tipo de problema em vários pontos ao mesmo tempo costuma acontecer no inicio do período chuvoso devido a curtos circuitos gerados por partes de pipas presas na rede elétrica.

“A pipa é o principal causador dessa ocorrência. Junho, julho e agosto as crianças soltam muita pipa por causa do vento. E embora façamos campanha de conscientização para não soltar pipa perto da rede elétrica, não adianta. Você vai no bairro São João, e tem quase uma pipa enroscada em cada fio. Então fica humanamente impossível a gente limpar a rede em um mês, já em setembro”, explica Alexandre.

O gerente explica que o cerol e linha chilena tem materiais condutores de energia elétrica: “O material usado no cerol geralmente é material condutor de energia elétrica. Aquela linha chilena então, vai alumínio, que é supercondutor de energia elétrica. Fica a linha enroscada lá, vem a chuva, molha a linha, e fecha curto circuito. É o que mais acontece”, explica Alexandre.

Segundo Alexandre, as equipes da CEMIG estão tendo que resolver esses problemas neste sábado (30) não só em Pouso Alegre, mas em cidades de toda a região, como Santa Rita do Sapucaí e Monte Sião.