Ilha das Couves em Ubatuba (Foto: Pedro Paulo Orabona / Reprodução Flickr)

Esta chegando o verão, os feriados de fim de ano, e as férias. E nessa época nada melhor para relaxar e renovar as energias do que uma boa praia. Só que nem sempre a escolha comum é a melhor escolha.

E não precisa ir longe para conhecer praias paradisíacas de água cristalina. Se você é de Pouso Alegre e região, as praias mais próximas ficam em Ubatuba. E são mais de 100 praias. Qual escolher? O PousoAlegrenet selecionou para você 5 praias paradisíacas de água transparente.

Ilha do Prumirim

A ilha mais Famosa de Ubatuba não atoa. Local paradisíaco de mar azul e limpo. A faixa de areia é grande e garante bastante espaço. Para chegar lá, o mais fácil é ir até a bela praia do Prumirim, e andar até a faixa esquerda da orla, onde pode-se contratar a travessia de barco.

Ilha das Couves

Com certeza é um dos locais mais paradisíacos do litoral paulista. São duas prainhas pequenas, com águas cristalinas e calmas. Para chegar é preciso pegar um passeio barco na praia da Almada ou ir até a praia de Picinguaba (mais rápido), onde pode se pagar apenas pela travessia além de conhecer uma charmosa vila de pescadores. Na ilha das couves há um barzinho, então você não vai morrer de fome.

Praia da Justa em Ubatumirim

Se você quer sossego ao extremo, a praia da justa é a melhor opção. A praia fica praticamente deserta durante todo o ano e é acessada por poucas pessoas. O mar é transparente e não tem ondas. Quase uma piscina. A areia é branca e muito limpa. E algumas árvores garantem sobra.

O acesso é feito por uma trilha ou pela água (mais fácil) lado direito da praia de Ubatumirim. De manhã, quando a maré está baixa, é possível chegar pela orla sem molhar os pés. No local há uma pousada, que pode oferecer porção ou bebida, mas que nem sempre está aberta.

Praia do Felíx

O canto esquerdo é bom para surfe; o direito, de águas calmas e transparentes, excelente para banho. Há algumas barracas de lanches e bebidas. Fica em um condomínio, mas o acesso é fácil e liberado para quem está de carro, sendo necessário andar poucos metros até chegar praia.

Itamambuca

Uma das praias mais famosas de Ubatuba, e palco de campeonatos de Surf, Itamambuca é um ‘point’ que reúne jovens, surfistas e a família. O mar tem ondas constantes, que ficam maiores apenas mais longe da orla. Há escolinhas de surf para as crianças e salva vidas. Mas a criançada faz a festa mesmo é ao lado direito da orla, onde desemboca o Rio Itamambuca, de águas cristalinas.

A praia fica em uma Vila que reúne estrutura em completa harmonia com a natureza. Totalmente encoberta pela sobra das árvores, a vila tem ótimos restaurantes, pizzarias, padaria, supermercado, e locais para se hospedar.

Como todas as praias acima ficam ao lado norte de Ubatuba, sentido Paraty (RJ), vale muito a pena se hospedar em Itamambuca devido a estrutura. A nossa sugestão é a Pousada Canto de Itamambuca (link). A estrutura é excelente, com piscinas, restaurante próprio, salão de jogos, jardins, quartos confortáveis e preço justo. Se pedir desconto, você pode ganhar até um delicioso jantar na faixa.

Pousada Canto de Itamambuca