A maioria dos internautas em Pouso Alegre são contra a mudança do feriado da consciência negra na cidade do dia 20 para o terceiro domingo de novembro. É o que aponta uma enquete (link) realizada pelo PousoAlegrenet no facebook desde a segunda-feira (6).

2.335 internautas votaram durante dois dias. Desses, 2.000 (86%) foram contra a mudança. Já 335 (14%) defenderam que a data seja celebrada em um domingo.

A discussão sobre a mudança acontece desde o início do mês, quando passou a tramitar na Câmara Municipal um projeto para passar o feriado para o domingo.

A alteração foi uma solicitação de comerciantes da cidade, que reclamam de que ter três feriados no mês de novembro traz prejuízos as empresas. Representantes da classe negra não concordam com a mudança.

Após a polêmica, uma reunião foi realizada com a Associação do Comércio e Industria de Pouso Alegre (ACIPA) e do coletivo negro “Raizes de Baobá” em busca de uma solução. O projeto ainda não foi votado e uma audiência pública pode ser marcada em breve para discutir a questão.

Reunião entre vereadores, coletivo negro, e ACIPA (Foto: Câmara)