Em Poços de Caldas, Campos do Jordão e Ubatuba fogos serão silenciosos

Prefeituras de várias cidades do Sul de Minas decidiram cancelar o tradicional explosão de fogos de artifício na virada de ano. Estiva, Monte Sião, Alfenas, Três Pontas e São Lourenço são algumas delas.

As medidas, além de gerarem economia, visam respeitar idosos, altistas, pessoas em tratamento médico e os animais. Diversas Associações de proteção aos animais vem procurando as prefeituras contra a queima de fogos com barulho.

Já Poços de Caldas (MG), Ubatuba (SP) e Campos do Jordão (SP) adotaram os fogos que são menos barulhentos. A decisão segue lei aprovada na Câmara de Poços de Caldas em março deste ano.

“Os fogos têm barulho, mas não com três, cinco explosões. É uma explosão só e com barulho menor”, afirmou o secretário de Turismo de Poços de Caldas, Ricardo Fonseca Oliveira.

Em Poços de Caldas fogos serão sileciosos

No site do Senado foi criada uma ideia legislativa para proibir o uso de fogos de artifício com ruído em todo o país, tendo em vista os efeitos nos animais e também em grupos sensíveis, como pessoas doentes e crianças autistas.

Ao receber 20 mil apoios, a ideia se tornará uma sugestão legislativa e será debatida pelos senadores. Até a publicação desta matéria, a proposta já contava com 15.071 apoios.

Confira 10 dicas para proteger seu cachorro do barulho dos fogos

1. Prepare o seu cão para lidar com o ruído
Prepare o seu cão para lidar com o ruído, expondo o seu animal de estimação a outros sons. A dessensibilização de ruídos ajuda a prevenir uma fobia de ruídos altos. Use um CD com sons que ele não esteja acostumado a ouvir, bem antes da temporada de fogos de artifício.

2. Prepare um cantinho para seus cães se esconderem
Quando estão com medo de sons que não podem orientar, os cães muitas vezes preferem pequenas áreas fechadas. Fornecer um lugar seguro dentro de casa para seus cães se esconderem. Prepare um cantinho para ele, coloque ração, água e uma caminha para ele deitar. Deve ser um lugar que você possa fechar para evitar que o animal saia correndo pela casa, se ferindo e destruindo os móveis.

3. Ligue a televisão ou o ventilador
As vezes o som da televisão ou do ventilador ajuda a abafar o barulho dos fogos lá fora.

4. Mantenha as janelas fechadas
Se possível, mantenha as janelas e cortinas fechadas. Isso também irá ajudar a parar os flashes de luz que afetam o seu animal de estimação. A remoção de estimulação visual também pode ajudar cães calmas.

5. Mantenha a calma
Mantenha a calma e projete essa confiança para o seu cachorro. Lembre-se que os cães são peritos em linguagem corporal e vão saber se você estiver só fingindo estar calma.

6. Fique perto do seu cachorro
Fique de olho no seu animal de estimação e mantenha-se por perto dele, se possível. Você pode distrair e acalmar o seu cachorro, evitando que ele fique com tanto medo.

7. Evite deixar seu cachorro sozinho
Se possível, evite deixar seu cão sozinho em casa em dias que provavelmente soltarão fogos de artifício. A companhia dos donos geram mais confiança para animais domésticos, principalmente quando eles estão com medo de alguma coisa.

8. Coloque algodão no ouvido do animal
Coloque um algodãozinho no ouvido do cachorro para que ele não escute com tanta intensidade o barulho.

9. Olhe o portão da sua casa
Confira o portão da sua casa. Essa atitude é importante pois muitos cães, quando estão com medo no momento dos fogos, fogem.

10. Consulte um veterinário
Se o seu cão fica com medo exagerado de fogos e até passar mal, converse com o seu veterinário sobre o problema. Em casos extremos, o profissional responsável pode prescrever um tranquilizante para que o cachorro mantenha a calma.