Ciem do São Geraldo (Foto: Prefeitura)

Este ano o retorno as aulas escolares em Pouso Alegre será em datas diferentes. Alunos da rede estadual começarão o ano letivo mais tarde do que os da rede municipal e particulares.

Na rede estadual o retorno as aulas acontece no dia 19 de fevereiro. Com a mudança, o ano letivo vai até o dia 18 de dezembro e o recesso do mês de julho será de 16 a 27.

Já na rede municipal, que costumava seguir as mesmas datas da rede estadual, as aulas começam no dia 5 de fevereiro.

As escolas particulares não seguem um calendário padrão, mas várias escolas consultadas em Pouso Alegre informaram que também darão ínicio as aulas no dia 5 de fevereiro.

Mudança no calendário da rede estadual é contestada por Sindicato dos Professores

A mudança no calendário da rede estadual foi comunicada na sexta-feira (5) pelo Governo de Minas. Segundo a Secretaria Estadual de Educação, o objetivo é otimizar os processos de distribuição de turmas e cargos.

O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-Ute), que terminou o ano sinalizando uma greve para a volta às aulas por causa do atraso no pagamento do 13°, acusa o governo de tomar a medida para economizar nos gastos com a contratação de mais de 130 mil temporários.

A Secretaria de Educação nega qualquer relação da mudança com economia de gastos. Segundo a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Augusta Mendonça, a reorganização do calendário foi necessária para garantir um início de atividades mais tranquilo nas escolas, sem a interrupção do carnaval. “Dessa forma, iniciamos o ano escolar efetivamente após o feriado, sem nenhum prejuízo no cumprimento dos 200 dias letivos e da carga horária anual dos estudantes”, garantiu.