Foto: Agencia Brasil

A Secretaria Municipal de Saúde está intensificando neste sábado (27/01) a vacinação contra febre amarela. Cinco unidades de saúde estarão abertas no período de 8h às 16h para atender as pessoas que nunca receberam a vacina.

O público alvo são crianças de 9 meses a adultos até 59 anos. Os locais de vacinação são os seguintes:

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, não existe nenhum registro de ocorrência de morte de macacos infectados pelo vírus da febre amarela ou registro de casos em humanos no município de Pouso Alegre.

A orientação é para que as pessoas que ainda não se vacinaram procurem os postos de vacinação no município para regularizar a sua situação vacinal, munidos de documento de identificação e do cartão de vacina que é um documento indispensável, pois é a única forma da pessoa provar que está vacinada.
Em Pouso Alegre, nos demais dias úteis da semana, a vacina está disponível nos seguintes locais e horários: Das 8h ÀS 16h: – UBS Puericultura – Materno Infantil São Geraldo- Unidade Básica de Saúde São João – ESF Sebastião Reis (Bairro Jardim São João) – UBS Caic Árvore Grande – ESF Jardim Brasil – UBS Colina Santa Bárbara – ESF Esplanada – UBS Fátima – ESF Yara *Unidades com horários diferenciados: – ESF Pão de Açúcar Segunda, terça e quinta-feira das 08h às 16h – ESF Cidade Jardim das 8h às 11h – ESF Algodão Quarta e Sexta-feira das 07h30 às 12h- ESF Cruz Alta Segunda, terça e quinta das 07:30 às 12hs – Pantano das 08h às 15:30h – Unimed das 13h30 às17h.

Quem precisa se vacinar?

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde o público-alvo são crianças a partir dos 9 meses de idade e adultos até 59 anos que podem se dirigir aos postos buscar a imunização contra febre amarela. A vacinação para a população acima de 60 anos requer avaliação médica, devendo ser observadas a presença de comorbidades que contraindiquem a vacinação e análise cuidadosa de risco versus benefício, por isso somente serão vacinadas mediante prescrição médica.

A Secretaria de Saúde ainda lembra que as pessoas que seja contra indicada a vacinação devido comorbidades ou imunossupressão devem tomar outras precauções como utilizar roupas compridas, usar repelentes, colocar telas nas janelas e evitar áreas com mata. Importante: A indicação do Ministério da Saúde é dose única para todas as pessoas, portanto quem já se vacinou não tem necessidade de revacinação.

A Secretaria reforça que a vacina contra febre amarela é a medida mais importante para prevenção e controle da doença e apresenta eficácia de 95% a 99%. Entretanto, assim como qualquer vacina ou medicamento, pode causar eventos adversos, como febre, dor local, dor de cabeça, dor no corpo.