Criança de 4 anos saiu da escola desacompanhado (Foto: Diego Vitorino)

Uma mãe entrou em pânico na tarde desta terça-feira (6) em Pouso Alegre, quando foi buscar a filha de 4 anos na escola e não a encontrou. O caso aconteceu no anexo da Escola Municipal Monsenhor Mendonça, na rua do Rosário, centro de Pouso Alegre.

Menina saiu sozinha da escola (Imagem: Câmera de Segurança)

Imagens de câmeras de segurança próximas ao local mostram o momento que a menina saiu sozinha e desacompanhada, enquanto outros pais saiam com os filhos.

E por pouco o pior não aconteceu. Ao atravessar sozinha a rua Silviano Brandão, uma das mais movimentadas da cidade, a garota atravessou na frente de um carro, que precisou freiar no susto.

Carro precisou freiar quando menina atravessou a rua (Imagem: Câmeras de segurança)

Segundo o irmão da criança, Diego Vitorino, as monitoras não tinham resposta ou explicação para a situação, e ainda entregaram uma criança diferente para a mãe:

“Minha mãe chegou a escola, pediu a criança, e trouxeram uma criança diferente pra ela. Ela disse que não era a filha dela. Dai voltaram para dentro da escola para procurar a menina, tentaram enrolar, falaram que a criança estava dentro de uma van. Dai minha mãe perdeu um pouco a cabeça. Nisso já tinha ido 30 a 40 minutos”, contou o irmão da criança ao PousoAlegrenet.

A menina foi encontrada 40 minutos depois, a 4 quarteirões de onde fica a escola. O senhor que a encontrou, disse que a criança estava nervosa e gritando pela mãe. Os pais foram localizados graças aos dados de contato no caderno da criança.

De acordo com a família, a criança tem autismo leve, e por isso tem dificuldades de se comunicar.

Polícia Militar foi acionada pela mãe da criança (Foto: Diego Vitorino)

A Polícia Militar foi acionada e um boletim de ocorrência foi lavrado. No boletim, a diretora da escola disse que não sabe como isso aconteceu, apesar de apontar alguns fatores que podem ter causado o problema, mas que não havia ocorrido nenhum fato semelhante a este na escola anteriormente.

Em postagem nas redes sociais, o irmão criticou a falta de atenção das monitoras. A postagem teve grande repercussão ainda na terça-feira (6).

Nesta quarta-feira (7), a Secretaria Municipal de Educação se reuniu com a família da criança, e garantiu melhorias.

Procurada pelo PousoAlegrenet, a Secretária Municipal de Educação, Leila Fonseca, lamentou o ocorrido e disse que tomará medidas quanto ao caso:

“Estamos muito tristes com isso. Trabalhamos o ano inteiro, e não é pra que isso aconteça. Agora vou abrir o processo administrativo para apurar a responsabilidade e fazer as devidas advertências, punições, e o que mais tiver que ser feito”, informou a secretária.

Vídeo mostra criança saindo sozinha da escola e atravessando a rua