Transporte público é uma das principais reclamações em Pouso Alegre (Foto: Guylherme Sarmento / Redes Sociais)

A Prefeitura de Pouso Alegre publicou o edital para apresentação de propostas para o transporte coletivo urbano e rural no município.

Uma das exigências é que a empresa tenha 58 ônibus básicos, 3 mini-ônibus e 2 micro-ônibus. Todos os veículos com acessibilidade para pessoas com deficiência.

A idade média do veículo caiu de sete para cinco anos. Quanto mais nova a frota, maior será a soma de pontos da licitante.

Segundo a administração, o critério utilizado deve ser o valor da tarifa e a melhor capacidade técnica de oferecer o serviço.

A empresa ainda ganha pontos extras se:

De acordo com o edital da licitação, a concessão será em lote único. Ou seja, haverá apena um vencedor. A concessionária poderá terceirizar total, ou parcialmente, o serviço a outra empresa, desde que com autorização da prefeitura e preenchendo os requisitos que possibilitou a concessionária obter a concessão.

O prazo de concessão será de 10 anos, prorrogável por mais 10. O valor do contrato foi estimado em R$ 161 milhões.

A sessão pública de abertura das propostas está marcada para o dia 15 de maio. Conforme a Prefeitura Municipal, o processo deve ser concluído no segundo semestre.

Segundo confirmado pelo prefeito Rafael Simões (PSDB), para manter o serviço funcionando na cidade até a conclusão do processo, um novo contrato será feito em caráter de emergência com a atual concessionária, Princesa do Sul, ou a empresa que a tenha adquirido.

Prefeito fala do edital do transporte coletivo em vídeo postado nas redes sociais