Foto: PousoAlegre. Net

A Polícia Federal cumpriu na manhã desta quinta-feira (12) um mandado de busca e apreensão na sede do Instituto de Previdência Municipal (Iprem) de Pouso Alegre.

A ação faz parte da Operação Encilhamento, que apura fraudes em aplicação de recursos de institutos de previdência municipais em fundos de investimentos.

Polícia Federal dentro do IPREM (Foto: PousoAlegrenet)
Polícia Federal chegou no início da manhã ao IPREM (Foto: Pouso Alegre net)

A operação investiga 28 Institutos de Previdência Municipais no pais, – 4 em Minas Gerais -, e 13 fundos de investimento. Ao todo, são 20 mandados de prisão e 60 de busca e apreensão em sete estados.

Em Pouso Alegre os policiais chegaram a sede do Iprem no início de manhã, e foram embora ao meio dia. Eles apreenderam computadores e documentos.

Polícia Federal cumpriu mandado no IPREM (Foto: PousoAlegrenet)

A fraude

Segundo a Polícia Federal, os institutos aplicavam o dinheiro em fundos, que investiam o dinheiro em debêntures sem lastro, de empresas de fachada. As debêntures são títulos de dívidas que geram um direito de crédito ao investidor.

Segundo a Polícia Federal, a aplicação destas debêntures pode ultrapassar R$ 1,3 bilhão ao todo. O dinheiro dos institutos serve para o pagamento da aposentadoria dos servidores municipais.

A Operação

Em Minas Gerais, além de Pouso Alegre, a polícia cumpre mandados de busca e apreensão em Santa Luzia e Betim. Em Uberlândia, o ex-prefeito Gilmar Machado (PT) e mais três pessoas foram presas.

No país, são investigados 13 fundos de investimento. Os investigados responderão por crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, fraude à licitação, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro com penas de 2 a 12 anos de prisão.

Nota do Iprem de Pouso Alegre

Por meio de nota, o Iprem informou que forneceu todas as informações e documentos solicitados pela Polícia Federal, e que os investimentos são aprovados pelo comitê da instituição e conselho deliberativo.

NOTA DE ESCLARECIMENTO DO IPREM

O Iprem, Instituto de Previdência Municipal de Pouso Alegre, esclarece que forneceu todas as informações e documentos solicitados pela Polícia Federal que investiga fundos de investimento no Brasil. A operação da PF ocorre em vários estados brasileiros e teve início em São Paulo.

As aplicações solicitadas pela PF ao instituto já passaram por auditoria do Ministério da Previdência e nenhuma irregularidade foi encontrada.

O Instituto de Pouso Alegre tem um dos maiores patrimônios líquidos entre os institutos com regime próprios de previdência do país e o quarto de Minas Gerais.

O Iprem deixa claro que todas as aplicações financeiras feitas em fundos de investimento têm a aprovação do comitê investimento da instituição. Este comitê é composto por cinco pessoas (o diretor presidente do Iprem, o diretor de finanças e o diretor de contabilidade, o presidente do conselho fiscal e o presidente do conselho deliberativo).

A Política Anual de Investimentos do Iprem é aprovada pelo Comitê de Investimentos e pelo Conselho Deliberativo, que possui representantes da Prefeitura, da Câmara Municipal e dos servidores municipais.

Aguardamos, com tranquilidade, o resultado final dessa operação.

* Matéria atualizada as 14h15m de 12/04/2018 para inserção de novas informações e nota do IPREM