Pouso Alegre abriga neste fim de semana um dos maiores encontros médicos do ano. Trata-se do no X Seminário Mineiro de Gastroenterologia, Endoscopia Digestiva e Coloproctologia, que ocorre na sexta (17) e no sábado (18), no Marques Plaza Hotel. Esta é a primeira vez que o evento é realizado na região.

O seminário médico vai reunir os maiores especialistas das três áreas (gastroenterologia, endoscopia digestiva e coloproctologia) em mais de 100 atividades, entre conferências, mesas redondas, estudos de caso, palestras e apresentação de novas técnicas de exames, diagnósticos e tratamentos.

Médicos e estudiosos renomados participam do encontro. Ao longo do seminário, os especialistas vão se aprofundar nas técnicas mais avançadas, novos procedimentos, tecnologias de diagnóstico e traçarão uma perspectiva abrangente das mais novas abordagens em saúde praticadas para estes setores no país, entre elas a cirurgia robótica.

Destaques

Entre os destaques do encontro está a explanação do professor e doutor José Celso Ardengh, que trará um panorama do adenoma/carcinoma da papila duodenal, além de abordar os tratamentos endoscópicos para as coleções peripancreáticas.

Outra entre as diversas apresentações cercadas de expectativa no evento é a do gastroenterologista Lix Alfredo Reis de Oliveira. Ele vai abordar a neoplasia superficial do cólon, participará de mesa redonda sobre colonoscopia e trará um apanhado do estado atual do rastreamento da neoplasia colorretal no Brasil.

A exposição da professora e doutora Magaly Gemio Teixeira também é outro momento bastante aguardado. Em suas explanações, ela vai abordar as cirurgias nos pacientes com neoplasia e doença inflamatória intestinal, cirurgias nas complicações não neoplásicas e ainda participa da mesa redonda que reúne especialista de gastroenterologia e coloproctologia.

A monometria de alta resolução e seus impactos para a motilidade digestiva será o tema do especialista Ricardo Guilherme Viebig. E caberá ao professor e doutor Sender Jankiel Miszpten, autor do livro ‘Guia de Gastroenterologia’, ministrar a conferência: ‘Quando e como usar biológicos?’.

Cirurgia robótica

O avanço das tecnologias robóticas nas técnicas cirúrgicas, tema que tem despertado enorme expectativa, também estará presente no seminário. O médico e cirurgião Fernando Augusto de Vasconcellos vai tratar da cirurgia robótica aplicada às intervenções das vias biliares.

Jovem Gastro

O Seminário inseriu em seu cronograma uma atividade especialmente destinada aos residentes e acadêmicos de medicina, o ‘Jovem Gastro’. A ação é apoiada pela Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) e tem o objetivo de estimular a gastroenterologia entre os jovens médicos. A atividade contará com a presença da doutora Nelma Santana, coordenadora nacional do programa, e será coordenada pelo doutor Guilherme Santiago.

Primeira vez do seminário no Sul de Minas

Esta é a primeira vez que o seminário dedicado às doenças do sistema digestório vem ao Sul de Minas.  O evento está entre os mais importantes encontros médicos do calendário. O presidente da Sociedade de Gastroenterologia e Nutrição de Minas Gerais, Mário Benedito Costa Magalhães, destaca a importância do seminário: “Estaremos trazendo para o Sul de Minas as maiores autoridades da gastroenterologia, endoscopia digestiva e coloproctologia de Minas Gerais. Serão dois dias de intensa atividade científica e social, aliados à possibilidade de os congressistas desfrutarem da hospitalidade e cultura dos sul-mineiros”, diz.

Atualização científica associada à confraternização em uma das regiões mais prósperas e belas do país são os pontos altos do Seminário na avaliação de Vitor Arantes, presidente da estadual mineira da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva. “Nesta oportunidade, buscamos prestigiar uma das regiões mais importantes e desenvolvidas do Brasil – Sul de Minas – com toda sua história, tradição e atrativos turísticos. Esperamos revê-los em Pouso Alegre e promovermos um encontro científico e social de altíssima qualidade”, avalia.

O aprimoramento científico com profissionais de ponta é uma oportunidade única oferecida pelo seminário. O presidente da Sociedade Mineira de Coloproctologia, Antônio Hilário Alves Freitas, atenta para a enorme troca de experiências proporcionada pelo evento: “O seminário que reunirá especialistas mineiros e brasileiros, onde serão discutidos temas atuais e relevantes, portanto uma ótima oportunidade para aprimoramento científico. O evento tem ainda a parte social e cultural preparadas com muito carinho, aliadas à ótima hospitalidade que é tradição no Sul de Minas. Esperamos vocês”, convida.

Serviço: X Seminário Mineiro de Gastroenterologia, Endoscopia Digestiva e Coloproctologia
Onde: Pouso Alegre (MG)
Marques Plaza Hotel | Av. Prefeito Tuany Toledo, 801 – Fatima II
Data: 17 e 18 de agosto
Site do evento: www.seminarioapdigestivo.com.br
Inscrições

Com informações de assessoria