Prefeitura de Pouso Alegre – A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Pouso Alegre informa aos pais de meninas de 09 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, que a campanha de vacinação contra o vírus HPV (Papilomavírus Humano) continua em toda cidade.

Quem está dentro da faixa etária estipulada pelo Ministério da Saúde e ainda não recebeu a primeira dose da imunização, deve procurar uma sala de vacinação do município. Para a segunda dose, é necessário respeitar o intervalo de seis.

Para ser imunizado, o adolescente deve estar acompanhado dos pais ou responsáveis, apresentar documento de identidade com foto e o cartão de vacinação.

Em Pouso Alegre, aproximadamente, 6.650 jovens devem ser imunizados contra o HPV. Entre o público feminino, já receberam a primeira dose da vacina 2.841 meninas (44,6% do total).

As salas de vacinação atendem de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h.No Jardim Brasil I, o posto tem horário estendido até às 20h.

O HPV é o principal responsável pelos casos de câncer de colo de útero, o terceiro mais frequente entre as mulheres e o quarto que mais mata no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer de colo de útero é um dos poucos que pode ser prevenido com a vacina.