PousoAlegrenet

Menu

Copasa reduz provisoriamente a taxa de esgoto de 1725 casas em Pouso Alegre

Taxa tem redução de 57% em algumas casas do bairro Jardim Yara, São Geraldo, Jardim Canadá e Aristeu Costa Rios

Esgoto junto a casas no bairro São Geraldo (Foto: Arquivo / Prefeitura de Pouso Alegre)

Alguns moradores de Pouso Alegre vão receber a conta de água um pouco mais barata pelo menos neste mês de setembro. A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA), empresa responsável pelo serviço de abastecimento de água no município, alterou a cobrança da taxa de esgoto em 1.725 imóveis.

Até o mês de agosto, era cobrada a taxa referente ao “esgoto tratado”, que alcançava 95% do valor da água consumida. Já neste mês, a cobrança passa a ser denominada “esgoto coletado” e tem redução de 57,5% do preço da taxa.

A medida alcança 270 matrículas do bairro Jardim Yara, 230 do São Geraldo, 225 do Jardim Canadá e 1000 do bairro Aristeu Costa Rios.

Redução é provisória

Segundo a Copasa, a redução é provisória, e se deve a um problema em um interruptor, que obstruiu a ida do esgoto para o tratamento.

Ainda de acordo com a Copasa, como o esgoto não foi tratado, a taxa foi passada para ‘esgoto coletado’. A Copasa informou que a taxa voltará ao normal quando o problema for solucionado, mas não informou datas.

Taxa de esgoto é questionada há anos em Pouso Alegre

Denúncias contra o lançamento de esgoto pela Copasa vem acontecendo há anos. Moradores já fizeram denúncias tanto através da imprensa, quanto diretamente ao Ministério Público, e até abaixo-assinados.

Duas comissões na Câmara, uma em 2016 e outra em 2017 chegaram a conclusão de que a Copasa lesa a população e requereram a suspensão da taxa de esgoto.