Foto: Sandra Domingues

Se já não bastasse a dor pela perda de um ente querido, moradores de Pouso Alegre estão tendo que lidar com a falta de respeito ao verem os túmulos de seus entes serem alvos de vandalismos e furtos no cemitério municipal.

Ladrões tem furtado argolas, materiais metálicos, e até placas de identificação com a foto dos falecidos. Algumas das placas são deixadas pelo caminho. Vasos de plantas têm sido destruídos.

As reclamações de moradores ganharam proporção essa semana. No domingo (21), a professora Sandra Domingues foi visitar os túmulos do seu pai, e do seu filho – que faleceu após um câncer. Ao chegar lá, viu que as placas tinham sido furtadas.

Inconformada, Sandra usou as redes sociais para reclamar da situação, e pedir providências da prefeitura. Outras pessoas aproveitaram para denunciar o desaparecimento de placas e argolas de outros túmulos. Ela também registrou um boletim de ocorrência sobre o caso.

“Fiquei muito revoltada. Já foram roubadas as argolas das tampas, vasos de flores, e deixei passar. Mas tirar as placas com os nomes dos nossos entes queridos é extrapolar. Quanta falta de respeito!”, reclamou Sandra.

Prefeitura disse que vai instalar cerca de aço, e orienta registro de B.O. na PM

A Prefeitura de Pouso Alegre informou que a Secretaria de Obras vai instalar concertina espiral de aço no muro do cemitério. Segundo a prefeitura, a Guarda Municipal faz rondas internas durante o dia e no entorno do cemitério à noite, mas orienta que os reclamantes registrem Boletim de Ocorrência na Polícia Militar.

Peças seriam vendidas

Para os moradores, as peças furtadas são vendidas pelos ladrões. “As placas são vendidas para comerciantes de metal. Se não existir a compra, acaba o furto”, alertou um morador pelas redes sociais.