PousoAlegrenet

Menu

Demanda por profissionais faz Univás abrir vestibular para jornalismo em Pouso Alegre

Demanda por profissionais vem principalmente de veículos da região. Última turma formada foi em 2014

Patrícia falou sobre o curso de jornalismo com estudantes na feira de profissões (Foto: Divulgação Univás)

A graduação em jornalismo voltou a ser uma das opções no vestibular da Universidade do Vale do Sapucaí, em Pouso Alegre. A última turma formada foi em 2014.

Segundo a coordenadora do curso, Patrícia do Prado Marques Cordeiro, o retorno do curso visa atender uma demanda por profissionais no mercado, principalmente local:

“Muitos veículos de comunicação nos procuraram devido a uma carência de profissionais, principalmente aqui em Pouso Alegre. Os profissionais que haviam se formado aqui, saíram da cidade. Conforme foi passando os anos, a cidade foi ficando sem profissionais na área para trabalhar. Dessa necessidade, a universidade percebeu que era importante a volta do curso de jornalismo”, conta a coordenadora do curso.

Patrícia destaca que um dos diferenciais do curso é a grade curricular atualizada, com prática desde início: “Nós atualizamos toda a grade curricular do curso, que de acordo com as novas diretrizes do MEC, precisa ter além da parte teórica, a parte prática desde o primeiro ano”, destacou.

Com a nova grade, a internet ganha mais importância: “Desde o primeiro ano o aluno já percebe a importância da internet na comunicação jornalística. Não há como separar. Há uma convergência de todos esses meios de comunicação para a internet. Desde o primeiro ano ele já vai ter toda essa experiência, contato com as novas mídias, e a forma como ele vai fazer jornalismo”, explica Patrícia.

A volta do curso vem em um momento onde o jornalismo profissional e ético se tornou ainda mais necessário, principalmente no combate as Fake News:  “Quando falta profissionais  éticos e responsáveis na área, o que acontece é isso que a gente vê, essa quantidade de notícias falsas, que as pessoas acabam compartilhando. Isso é prejudicial. Não tem ponto positivo. É importante ter profissionais especializados em apuração, de correr atrás do que está acontecendo, ter essa responsabilidade de verificar todos os lados, para estar passando para o público”, ressalta a coordenadora.

As inscrições para o vestibular da Univás vão até o dia até 20 de novembro.


Warning: file_put_contents(/home/pousonet/public_html/wordpress73dvc/../aux_cache/noticia/2018/11/demanda-por-profissionais-faz-univas-abrir-vestibular-para-jornalismo-em-pouso-alegre/index.html): failed to open stream: Arquivo ou diret�rio n�o encontrado in /home/pousonet/public_html/wordpress73dvc/wp-content/plugins/htmlcache_with_wpcache/htmlcache_with_wpcache.php on line 378