Patrícia falou sobre o curso de jornalismo com estudantes na feira de profissões (Foto: Divulgação Univás)

A graduação em jornalismo voltou a ser uma das opções no vestibular da Universidade do Vale do Sapucaí, em Pouso Alegre. A última turma formada foi em 2014.

Segundo a coordenadora do curso, Patrícia do Prado Marques Cordeiro, o retorno do curso visa atender uma demanda por profissionais no mercado, principalmente local:

“Muitos veículos de comunicação nos procuraram devido a uma carência de profissionais, principalmente aqui em Pouso Alegre. Os profissionais que haviam se formado aqui, saíram da cidade. Conforme foi passando os anos, a cidade foi ficando sem profissionais na área para trabalhar. Dessa necessidade, a universidade percebeu que era importante a volta do curso de jornalismo”, conta a coordenadora do curso.

Patrícia destaca que um dos diferenciais do curso é a grade curricular atualizada, com prática desde início: “Nós atualizamos toda a grade curricular do curso, que de acordo com as novas diretrizes do MEC, precisa ter além da parte teórica, a parte prática desde o primeiro ano”, destacou.

Com a nova grade, a internet ganha mais importância: “Desde o primeiro ano o aluno já percebe a importância da internet na comunicação jornalística. Não há como separar. Há uma convergência de todos esses meios de comunicação para a internet. Desde o primeiro ano ele já vai ter toda essa experiência, contato com as novas mídias, e a forma como ele vai fazer jornalismo”, explica Patrícia.

A volta do curso vem em um momento onde o jornalismo profissional e ético se tornou ainda mais necessário, principalmente no combate as Fake News:  “Quando falta profissionais  éticos e responsáveis na área, o que acontece é isso que a gente vê, essa quantidade de notícias falsas, que as pessoas acabam compartilhando. Isso é prejudicial. Não tem ponto positivo. É importante ter profissionais especializados em apuração, de correr atrás do que está acontecendo, ter essa responsabilidade de verificar todos os lados, para estar passando para o público”, ressalta a coordenadora.

As inscrições para o vestibular da Univás vão até o dia até 20 de novembro.