Rampa construída neste domingo, 9 (Foto: PousoAlegrenet)

Um projeto criado por um cadeirante construiu neste domingo (9) a sua sexta rampa de acessibilidade em Pouso Alegre. A rampa foi construída no centro da cidade, na esquina da rua Afonso Pena com Adalberto Ferraz.

O idealizador do projeto é o pousoalegrense Fernando Rodrigues, que está há cinco anos na cadeira de rodas. Ele conta que o projeto foi criado após cansarem de esperar o poder público:

“Busquei apoio do poder público, participei de uma audiência pública na Câmara, e um ano se passou e nenhuma rampa foi construída. Então eu e meu primo Mateus, com amigos e voluntários, conseguimos apoio e autorização do comércio local para mexer na calçada”, contou Fernando.

Fernando iniciou o projeto após cansar de esperar poder público (Foto: PousoAlegrenet)

A primeira rampa foi construída em abril deste ano. Desde então outras rampas foram construídas no centro, e também uma no bairro Santo Antônio. Fernando conta que pretende continuar a construir as rampas em 2019, e expandir o projeto:

Primeira rampa sendo construída (Foto: Redes Sociais / Fernando Rodrigues)

“Queremos continuar com as rampas de acesso, e descobrir onde que estão os cadeirantes que usam o transporte público com frequência, para que possamos ampliar os pontos de ônibus para que os cadeirantes possam se proteger do sol e da chuva. Além disso, gostaríamos de fazer um selo para os comércios que oferecem acessibilidade para a gente” disse Fernando.

A próxima rampa deve ser construída em janeiro, no mesmo quarteirão desta última.

Segunda rampa construída (Foto: Redes Sociais / Fernando Rodrigues)