Crescimento na construção de prédios no bairro Ribeirão das Mortes (Foto: PousoAlegrenet)

Pouso Alegre começou a debater nesta semana o Plano Diretor, que elabora diretrizes para a construção de edificações, uso do solo e planejamento urbano para os próximos 20 anos.

Após as audiências públicas, um documento é elaborado e enviado ao prefeito, e posteriormente a Câmara, onde será votado. O instrumento é obrigatório em municípios com mais de 20 mil habitantes.

1ª audiência aconteceu na Câmara (Foto: Prefeitura)

A primeira audiência aconteceu na segunda-feira (3) na Câmara Municipal, e contou com a participação de membros da prefeitura, vereadores, e representantes da sociedade civil.

Moradores enfrentam dificuldades após crescimento não planejado no Faisqueira (Foto: Prefeitura / Arquivo)

Os problemas enfrentados pelos moradores do bairro Faisqueira, onde houve rápido crescimento habitacional não planejado, e sem infraestrutura adequada, foi um dos exemplos citados para explicar a importância do Plano Diretor:

“A situação que a gente tem hoje no Faisqueira, que se infartar alguém as 6h30 da tarde, vai morrer, porque não tem como a ambulância chegar, foram mudanças que aconteceram no plano diretor para atender interesses particulares… Nesse mapeamento, eles [Unifei] vão dar para gente, a cidade de vocês é assim, e no plano diretor em 2038 a cidade vai estar dessa forma, para evitarmos situações como essa”, explicou o vereador Bruno Dias (PR).

Bruno Dias usou problemas do bairro Faisqueira para explicar importância do Plano Diretor (Foto: Câmara)

Alguns representantes da sociedade civil externaram preocupação de que interesses políticos e privados se sobressaiam sobre os interesses públicos:

“Também participei do plano diretor passado. Tivemos uma triste história. Foi feita as audiências públicas, e quando terminamos o plano diretor, mandou para o prefeito que mudou tudo. Veio para a Câmara, aprovou, e hoje o plano diretor não tem fidelidade ao que foi aprovado nas audiências públicas”, reclamou o consultor de trânsito Sérgio Carvalho.

O consultor de trânsito Sérgio Carvalho mostrou preocupação com os interesses privados e políticos (Imagem: Reprodução TV Câmara)

A 1ª rodada de audiências públicas acontecerá até dia 14 de dezembro, cada dia em uma região da cidade. Moradores de qualquer região podem participar das audiências públicas.

Confira a agenda da 1ª rodada das audiências: