Oficialização aconteceu no Anfiteatro da Unidade Central da Univás (Foto: Ascom FUVS)

O Hospital das Clínicas Samuel Libânio oficializou nesta semana a implantação do processo de acreditação internacional Qmentum. A metodologia visa melhorar a qualidade e segurança do cuidado, entender as necessidades da população assistida e diminuir custos, e assim proporciona à instituição alcançar estágios de maturidade organizacional, bem como a padronização e discernimento do fluxo de trabalho.

“É um momento histórico de busca de mais profissionalização e atendimento de excelência pensando sempre e especialmente em nossos pacientes”, disse o presidente da FUVS, José Walter da Mota Matos.

Oficialização aconteceu no Anfiteatro da Unidade Central da Univás (Foto: Ascom FUVS)

A oficialização aconteceu no Anfiteatro da Unidade Central da Univás, e contou com a presença de autoridades. “Estamos torcendo pela conquista desta acreditação internacional pois entendemos a importância desse Hospital para Pouso Alegre e região”, afirmou o prefeito Rafael Simões durante encontro.

Oficialização aconteceu no Anfiteatro da Unidade Central da Univás (Foto: Ascom FUVS)

A acreditação será realizada pela IQG, que é a maior instituição acreditadora credenciada pela ONA (Organização Nacional de Acreditação), sendo responsável pelo diagnóstico e certificação de mais de 400 organizações de saúde no Brasil. “Destacamos que em Pouso Alegre, o HCSL é o único hospital a buscar esta meta tão importante e inovadora”, conta Lucas Silveira, conselheiro da FUVS.

O vice-presidente  Eliéser Castro e Paiva  ressalta os diferenciais que a acreditação trará ao hospital: “Este modelo abre caminho para a nossa instituição buscar seu posicionamento em par de igualdade com as melhores instituições internacionais e cria oportunidades únicas de troca de experiências”, disse o vice-presidente da FUVS, Eliéser Castro e Paiva.

Encontro contou com a palestra da biomédica, Daniela Akemi (Foto: Asco FUVS)

O encontro contou com a palestra da biomédica, Daniela Akemi, gerente de operações da Qmentum Internacional e avaliadora da Internacional Accreditation Canadá. “Toda a metodologia está alinhada com os princípios da Governança Clínica, sendo utilizada em mais de 50 países pelo mundo, incluindo América do Norte, Europa, Ásia e América Latina”, explica a palestrante Akemi.

HCSL contratou uma nova diretora de enfermagem (Foto: Ascom FUVS)

Para a missão de implementar o Qmentum, o HCSL contratou uma nova diretora de enfermagem. “Vamos trabalhar firmes e fortes para o processo de acreditação internacional Qmentum, que é um manual de conduta de boas práticas canadense que serão implantadas no Hospital para atender cada vez melhor a população”, disse Jussara Meire Rodrigues, que coordenará mais de 800 enfermeiros, entre auxiliares e técnicos.