PousoAlegrenet

Menu

Hospital Samuel Libânio oficializa implantação de processo Qmentum para acreditação internacional

Metodologia está alinhada com os princípios da Governança Clínica, sendo utilizada em mais de 50 países pelo mundo

Oficialização aconteceu no Anfiteatro da Unidade Central da Univás (Foto: Ascom FUVS)

O Hospital das Clínicas Samuel Libânio oficializou nesta semana a implantação do processo de acreditação internacional Qmentum. A metodologia visa melhorar a qualidade e segurança do cuidado, entender as necessidades da população assistida e diminuir custos, e assim proporciona à instituição alcançar estágios de maturidade organizacional, bem como a padronização e discernimento do fluxo de trabalho.

“É um momento histórico de busca de mais profissionalização e atendimento de excelência pensando sempre e especialmente em nossos pacientes”, disse o presidente da FUVS, José Walter da Mota Matos.

Oficialização aconteceu no Anfiteatro da Unidade Central da Univás (Foto: Ascom FUVS)

A oficialização aconteceu no Anfiteatro da Unidade Central da Univás, e contou com a presença de autoridades. “Estamos torcendo pela conquista desta acreditação internacional pois entendemos a importância desse Hospital para Pouso Alegre e região”, afirmou o prefeito Rafael Simões durante encontro.

Oficialização aconteceu no Anfiteatro da Unidade Central da Univás (Foto: Ascom FUVS)

A acreditação será realizada pela IQG, que é a maior instituição acreditadora credenciada pela ONA (Organização Nacional de Acreditação), sendo responsável pelo diagnóstico e certificação de mais de 400 organizações de saúde no Brasil. “Destacamos que em Pouso Alegre, o HCSL é o único hospital a buscar esta meta tão importante e inovadora”, conta Lucas Silveira, conselheiro da FUVS.

O vice-presidente  Eliéser Castro e Paiva  ressalta os diferenciais que a acreditação trará ao hospital: “Este modelo abre caminho para a nossa instituição buscar seu posicionamento em par de igualdade com as melhores instituições internacionais e cria oportunidades únicas de troca de experiências”, disse o vice-presidente da FUVS, Eliéser Castro e Paiva.

Encontro contou com a palestra da biomédica, Daniela Akemi (Foto: Asco FUVS)

O encontro contou com a palestra da biomédica, Daniela Akemi, gerente de operações da Qmentum Internacional e avaliadora da Internacional Accreditation Canadá. “Toda a metodologia está alinhada com os princípios da Governança Clínica, sendo utilizada em mais de 50 países pelo mundo, incluindo América do Norte, Europa, Ásia e América Latina”, explica a palestrante Akemi.

HCSL contratou uma nova diretora de enfermagem (Foto: Ascom FUVS)

Para a missão de implementar o Qmentum, o HCSL contratou uma nova diretora de enfermagem. “Vamos trabalhar firmes e fortes para o processo de acreditação internacional Qmentum, que é um manual de conduta de boas práticas canadense que serão implantadas no Hospital para atender cada vez melhor a população”, disse Jussara Meire Rodrigues, que coordenará mais de 800 enfermeiros, entre auxiliares e técnicos.