Fiscais da ANP e MP deram instruções a consumidores sobre seus direitos (Foto: PousoAlegrenet)

A Agência Nacional de Petróleo e o Ministério Público Estadual realizaram na última sexta-feira (15), dia do consumidor, uma ação em diversas cidades do estado para conscientizar os consumidores dos seus direitos em relação aos postos de combustíveis. Em Pouso Alegre, a ação aconteceu em um posto da Rua Comendador José Garcia.

O fiscal do Ministério Público, Renato Nunes, explica que uma das questões abordadas é a clareza na diferenciação de preços por meio de pagamento; “Essa diferenciação de preço deve ser feita de maneira clara, precisa e ostenciva. Quem chega no posto para abastecer tem que ter plena ciencia do preço que está sendo praticado, sendo a vista ou a prazo”, conta Renato.

Fiscais da ANP e MP deram instruções a consumidores sobre seus direitos (Foto: PousoAlegrenet)

Além de explicar os direitos, o fiscal da ANP também mostrou como funciona os testes de qualidade na gasolina. “Qualquer dúvida em relação a qualidade da gasolina, a gente indica que solicite o teste no posto, que é obrigado a realizar o teste. Caso a dúvida persista, a gente solicita que entre em contato com o centro de relações do consumidor (link). Já no caso do Etanol, o consumidor pode averiguar o termodensimetro, ao lado da bomba. Se a coluna vermelha estiver a cima do etanol, significa que ele está fora da especificação”, explica o fiscal Thiago Magalhães.

Dono de postos de combustíveis, Anselmo Rigotti vê como positiva esse tipo de ação e pede mais fiscalização: “Acho que essas ações deveriam ser mais constantes. O mercado de combustível hoje sofre muito com a concorrência desleal. Cada hora tem algum cara com uma falcatrua diferente. Então eu como dono de posto espero que tenhamos fiscalizações mais constantes”, pediu Anselmo.