Foto: Prefeitura

Depois da confirmação do primeiro caso de Dengue obtida em Pouso Alegre em 2019, o departamento de zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã desta quinta-feira (14) a aplicação do chamado “fumacê”. A aplicação aconteceu na região do bairro Primavera, onde mora o paciente identificado com a dengue.

A aplicação abrangeu alguns quarteirões e teve o objetivo de eliminar os mosquitos Aedes Aegypti alados e promover a quebra imediata da cadeia de transmissão. Dez agentes de combate a endemias participaram da ação que durou cerca de uma hora.

Foto: Prefeitura

Por meio de nota, a prefeitura informou que o “fumacê” não é tóxico e é um procedimento liberado pelo Ministério da Saúde. Basicamente o composto leva uma quantidade controlada de agrotóxico e água. Um vaporizador é utilizado para a pulverização dos locais de maior incidência do mosquito.

Ainda de acordo com a prefeitura, outros bairros também deverão receber o “fumacê” nos próximos dias, além da intensificação do trabalho rotineiro de visita dos agentes de combate a endemias às residências.