Motoristas chegaram a impedir um ônibus de circular (Foto: PousoAlegrenet)

A Viação Princesa do Sul acaba de enviar uma nota a respeito da paralisação iniciada por motoristas nesta terça-feira (19). Os motoristas iniciaram uma paralisação após terem informação de que não receberiam seus direitos ao final do enceramento da empresa.

Segundo a empresa, houve erro de comunicação e interpretação. A empresa disse que pagará direitos dentro do prazo legal.

Confira a nota:

NOTA DE ESCLARECIMENTO:

A Viação Princesa do Sul informa a todos os colaboradores que a proposta de acordo para quitação das verbas rescisórias está mantida e será quitada dentro do prazo legal. As informações noticiadas por alguns funcionários nesta tarde são frutos de erro de comunicação e interpretação.

Não há qualquer recusa da empresa na quitação dos direitos dos trabalhadores. As verbas constantes no acordo proposto serão quitadas dentro do prazo estabelecido na Clt. A greve realizada na tarde de hoje é ilegal visto que não há qualquer lesão aos direitos dos trabalhadores e o transporte público é serviço essencial à comunidade.

O caso

Motoristas da viação Princesa do Sul fizeram uma paralisação nesta terça-feira (19) em Pouso Alegre. Eles cobram garantias de que irão receber seus direitos com o encerramento das atividades da empresa no próximo dia 31.

Segundo os motoristas, a empresa havia feito um acordo com os funcionários que pagaria os direitos, exceto a multa de 40% sobre o fundo de garantia. Porem, eles alegam que o setor de RH da empresa disse nesta terça-feira que eles precisariam recorrer a justiça para receber.

Procurada, a Princesa do Sul negou a informação, e disse que os funcionários iriam receber os direitos normalmente. A empresa também salientou que sempre pagou os funcionários em dia, e que nesta quarta-feira (20) faria o adiantamento como de costume. A hipótese levantada pela empresa é que possa ter havido um mal entendido.

Vereadores estiveram com os motoristas nesta tarde. Segundo eles, a Câmara oficiará o Ministério Público para que tome medidas que resguardem os direitos dos motoristas.

A paralisação

O movimento começou no início da tarde na Praça João Pinheiro. Houve um princípio de confusão entre passageiros e motoristas de ônibus, mas não houve agressões. A Polícia Militar acompanha de perto a paralisação para evitar qualquer ato de violência.

Motoristas da Princesa do Sul fazem paralisação em Pouso Alegre (Foto: PousoAlegrenet)

No meio da tarde, os motoristas se dirigiram para a Avenida Duque de Caxias, onde seguem no momento desta publicação. Os manifestantes chegaram a impedir um ônibus de circular. Não houve registro de violência. No local, os passageiros estavam apreensivos com a situação, mas apoiavam a paralisação.

Neste momento ainda há alguns poucos ônibus circulando na cidade, cerca de 20%.

Veja as transmissões ao vivo que o PousoAlegrenet fez sobre o assunto:

Motoristas da Princesa do Sul fazem paralisação em Pouso Alegre

Publicado por Pouso Alegre .Net em Terça-feira, 19 de março de 2019

Paralisação dos motoristas da Princesa do Sul. Agora na Duque de Caxias

Publicado por Pouso Alegre .Net em Terça-feira, 19 de março de 2019