Campo do João Cavalo coberto de esgoto

Um campo de futebol amanheceu coberto por esgoto nesta segunda-feira (8) no bairro São Geraldo em Pouso Alegre. Segundos os moradores, o esgoto clandestino, não captado pela Copasa, se juntou á agua da chuva.

O ‘campo do João Cavalo’ fica na rua Jorge Feliciano. A área chegou a ser invadida, e atualmente passa por um processo de loteamento e regularização. Sem sistema de captação de esgoto, algumas casas lançam o esgoto próximo ao campo.

“A população aqui é carente, não tem recurso. tem que fazer a fossa para descartar o esgoto. Enquanto isso a Copasa cobra absurdo de esgoto, sendo que não há nenhum tipo de tratamento. A maior parte do esgoto do São Geraldo é lançado no rio, que está morrendo”, criticou o morador Adriano Pereira.

Procurada pelo PousoAlegrenet, a Copasa informou que aguarda a regularização da prefeitura para realizar as obras de esgoto.

Questionada, a prefeitura informou que ainda está fazendo o processo de regularização, mas que isso não impede a Copasa de realizar o sanemento, que já teria sido pedido em reunião. 15 dias atrás, a prefeitura entrou na justiça contra a Copasa pedindo a devolução e o fim da tarifa de esgoto até que a Copasa regularize a coleta de esgoto em Pouso Alegre.

Sem saber quando ou quem resolverá o problema, moradores ficam entregues a situação: “As crianças aqui sofrem com doença infectocontagiosas, doenças de pele, tem um mal cheiro danado, até urubu tem aqui. A gente precisava de um socorro urgente por parte da prefeitura, e por parte da Copasa também, que cobra um dinheirão e não faz nada pro povo”, critica Adriano.