Foto: Arquivo / Juliano Finamour

A previsão do tempo diz que esse final de semana será o mais frio do ano até o momento. As temperaturas vão despencar na madrugada de sábado (25) para domingo (26) com a chegada de uma frente fria no Sul de Minas Gerais. Há previsão de geada e os termômetros devem marcar até 3º Celsius.

Um problema para quem vive nas ruas. Em Pouso Alegre, a Pastoral de Rua, associação que presta assistência aos moradores de rua, contabiliza 200 pessoas que vivem pela cidade. A maioria são homens. Boa parte é natural de outras cidades e escolheram Pouso Alegre como residência.

Com a queda das temperaturas, as Campanhas do Agasalho se tornam muito importantes, porque é através delas que a maioria das roupas, calçados, acessórios e cobertores são doados e chegam até quem precisa. A Pastoral conta com a generosidade de muitas pessoas. Além dos voluntários, tem aqueles que colaboram com valores em dinheiro, alimentos e agasalhos.

As empresas também doam. Segundo Reginea Muniz, presidente da pastoral, “são muitas empresas que todos os anos realizam campanhas em favor da Pastoral. Algumas preferem nem ter seus nomes divulgados. Tem casos de empresas que mandam confeccionar tudo novinho e depois nos entregam.”

Somada, essa rede do bem consegue suprir a crescente demanda de quem vive nas ruas. “Com a dificuldade de guardar as roupas e cobertores, muitas vezes, se torna descartável para os moradores de rua. Então, eles precisam de outras roupas, outros cobertores. É um trabalho que não termina”, pontuou Reginea.

A maioria dos moradores de rua são homens, por causa disso, sempre faltam peças masculinas, porque em geral, as mulheres doam mais. Então, calças e calçados masculinos, meias e cobertores são sempre muito aguardados pela associação.

Já nos asilos da cidade, o perfil de quem ocupa é o contrário. Cerca de 80% dos moradores são mulheres. E lá também as campanhas fazem a diferença. O Asilo Betânia da Providência abriga 77 idosos. Até o momento ainda não há nenhuma campanha que arrecade agasalhos para serem entregues lá. Mas, segundo o  presidente da instituição, está fazendo falta. “Os acessórios de lã como toucas, meias e luvas estão sendo esperados. Os idosos sentem muito frio e essas peças ajudam a deixá-los mais quentinhos. Isso é importante, porque adoecem fácil“, conta Ernani Vilela.

Ernani acredita que aos poucos as peças chegarão. O asilo recebe doações todos os dias. Quem quiser colaborar pode ir direto lá.

No Asilo Nossa Senhora Auxiliadora são 44 idosos. A instituição recebeu uma grande doação de cobertores. Ficou com uma parte e doou o restante para outra entidade que também necessitava.

Atualmente, o Asilo não conta com nenhuma campanha oficial, embora receba doações individuais. Para esse inverno ainda faltam alguns itens: calças de moletom, meias e luvas. As doações podem ser feitas diretamente no Asilo, sem precisar agendar horário.

Quem tem roupas de crianças em casa também pode doar. O Educandário Nossa Senhora de Lourdes é o abrigo de 200 crianças carentes no contraturno escolar. Meninos e meninas entre quatro e dez anos que também precisam de roupas e calçados para esse inverno. Quem tiver com roupas guardadas em casa pode levar até a instituição que fica bem no centro da cidade.

Onde e oque doar:
Pastoral de Rua
Endereço: Rua Tomaz Antônio Gonzaga, 21, Bairro Santa Lúcia
Doações prioritárias: calças e calçados masculinos, meias e cobertores

Asilo Betânia da Providência
Endereço: Rua Olegário Maciel, 287, Centro
Doações prioritárias: toucas, meias e luvas

Asilo Nossa Senhora Auxiliadora
Endereço: Rua Cássio Coutinho Carvalho, 15, Bairro Santa Elisa
Doações prioritárias: calças de moletom, meias e luvas

Educandário Nossa Senhora de Lourdes
Endereço: Rua Adolfo Olinto, 522, Centro
Sem doações prioritárias