A pneumonia foi uma das causas de pelo menos 366 mortes no ano passado em Pouso Alegre. Segundo dados obtidos pelo PousoAlegrenet junto ao Hospital das Clínicas Samuel Libânio, dessas mortes, 174 foram de moradores de Pouso Alegre.

A pneumonia é a 3ª doenças que mais mata no Brasil, e a 1ª entre as infecciosas. Entre as crianças de até cinco anos, é a doença que mais mata.

Pneumonia foi uma das causas de pelo menos 366 mortes no ano passado em Pouso Alegre (Imagem: PousoAlegrenet)

O médico pneumologista José Renato de Melo, explica a gravidade da doença: “É uma doença infecciosa que tem o potencial de ser uma doença grave. Principalmente em quem já é doente, é diabético, tem sequela de AVC”.

Um dos problemas da pneumonia, são os sintomas muitas vezes ignorados e parecidos com da gripe: “Na gripe, as pessoas geralmente tem coriza, congestão nasal, ronquidão. Na pneumonia isso não costuma acontecer. E o que acontece também é que a pessoa tem uma gripe, e o quadro inicialmente virótico, tem uma mudança, e um segundo quadro bacteriano acontece. A pessoa que está gripada, tem que ficar de olho, porque se com o passar do tempo, em 2 ou 3 dias, ela não melhorar, ela deve procurar assistência médica, porque eventualmente pode haver uma complicação da gripe, e uma delas é a pneumonia”, explica o pneumologista.

O médico pneumologista José Renato de Melo, explica a gravidade da doença (Imagem: PousoAlegrenet)

José Renato explica quando as pessoas devem procurar assistência médica: “Está com gripe e começou a ter falta de ar, tem que procurar assistência médica. Se tem um quadro franco gripal, sem nenhum sintoma grave, ela tem que ser observada, porque em tese ela tem que melhorar em torno do terceiro dia. Se ela não melhorar, ela deve procurar assistência médica também”.

A pneumonia pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e outras causas. Estima-se que três em cada dez casos de pneumonia sejam atribuídos à bactéria pneumococo, a única para qual há vacina.

Médico Sergio Beraldo explica que a população confunde a vacina da gripe com a pneumonia (Imagem: PousoAlegrenet)

O médico Sergio Beraldo explica que a população confunde a vacina da gripe com a da pneumonia: “Existe no mercado uma vacina contra a Pneumonia. E a vacina da gripe previne a infecção causada pela Influenza. A maioria dos pacientes confunde essas informações e acha que a vacina da gripe é a mesma da pneumonia. São vacinas diferentes”.

A vacina Peumo 10, que é para crianças, faz parte do calendário nacional de vacinação da rede pública de saúde. Já a Pneumo 13 e Pneumo 23, que são para adultos, são encontradas apenas em clínicas particulares. Em alguns casos específicos, alguns pacientes conseguem obte—la pelo SUS.

Vacina para adultos ainda só é encontrada em Clínicas Particulares (Imagem: PousoAlegrenet)