Foto: Arquivo

Um tumulto no ínicio da noite desta segunda-feira (13) dentro do presídio de Pouso Alegre terminou com um detento baleado no rosto por uma bala de borracha. Segundo a Secretaria de Estado de Administração Prisional, por volta das 18h30 aconteceu um na Ala 01 da unidade prisional e durante a contenção foram necessários disparos de munição menos letal.

O preso Paulo Gustavo Teixeira da Silva Moreira, de 22 anos, foi atingido no nariz. De acordo com a SEAP, ele foi atendido imediatamente na enfermaria da unidade e, posteriormente, encaminhado para o Hospital Samuel Líbano. O preso retornou na mesma noite para a unidade.

A SEAP também informou que nesta terça-feira (14) ele será encaminhado para o IML para realização do exame de corpo de delito e retornará ao hospital para uma nova consulta médica. A direção do presídio lavrou o Registro de Evento de Defesa Social (Reds) e instaurou um Procedimento Interno para ouvir os envolvidos e apurar administrativamente o ocorrido.

A Advogada do detento informou que colegas reivindicavam benefícios de execução vencidos, e reclamavam da superlotação, quando os agentes teriam chegado atirando. O detento levou oito pontos próximo ao olho e teve uma fratura no nariz.

Ainda segundo a advogada, Paulo Gustavo não participava do motim, pois ele é preso provisório, e ainda esta respondendo ao processo. A advogada disse que acionou a corregedoria.