Pé de moleque produzido este ano deve bater recorde de 2018 (Foto: Prefeitura de Piranguinho)

Começou nesta quinta-feira (13) e segue até o próximo domingo (16), a 14ª edição da festa do ‘Maior Pé de Moleque do Mundo’, em Piranguinho.

De acordo com a Prefeitura Municipal de Piranguinho, este ano, 10 produtores de pé de moleque se reúnem na Praça Coronel Braz para fabricar um novo recorde, um doce de 24 metros. A versão 2019 supera o último recorde da festa no ano passado, um pé de moleque gigante com 23 metros de cumprimento.

Pé de moleque gigante será fabricado no sábado (15) (Foto: Prefeitura de Piranguinho)

Além do tradicional doce, a festa do Pé de Moleque oferece outras atrações como shows e quadrilhas.

Nesta sexta-feira (14), a programação conta com desfile, eleição da Rainha da Festa e dois shows; com Vinil Retrô e Thiago & Léo.

Sábado (15) é o dia mais esperado. As atrações começam à tarde com os Artistas da Terra, Dança do Pau de Fitas, Dança do Arco e Entrada dos Tabuleiros. E finalmente, à noite, é hora de fabricar e distribuir o pé de moleque gigante entre os participantes. Em seguida, voltam as atrações musicais com Fredson Augusto e Engenharia Sertaneja.

No último dia de festa, as atividades começam com a celebração de uma missa campal às 9 horas e em seguida, encontro de violeiros. Às 11 horas será servido o almoço e durante a tarde a programação continua com desfile das escolas, show com a Orquestra Mineira Extremamente Caipira, quadrilha e para encerrar, show com Alisson e Pedro.

Às 12 horas será servido o almoço e durante a tarde a programação continua com orquestra, quadrilhas e encerra com o show de Alisson e Pedro.

Piranguinho é conhecida pela tradição do pé de moleque, cuja receita artesanal é tombada como Patrimônio Imaterial de Minas Gerais e Patrimônio Histórico do Município.

E de acordo com a prefeitura, atualmente são mais de 15 barracas caracterizadas por uma cor diferente no município que produzem o doce. A receita é basicamente a mesma, com um toque individual de cada fabricante, o que eleva ainda mais a qualidade e o sabor.

14ª edição da Festa do Maior Pé de Moleque do Mundo em Piranguinho (Foto: Prefeitura de Piranguinho)