1º Festival do Morango de Pouso Alegre acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de julho (Foto: Arquivo / PousoAlegrenet)

O 1º Festival do Morango de Pouso Alegre já tem data marcada, será nos dias 11, 12 e 13 de julho. A festa realizada pela Associação do Comércio e Indústria de Pouso Alegre (Acipa) acontecerá na Praça Senador José Bento, Centro da cidade.

A programação da 1ª edição ainda está sendo finalizada pela Acipa, e a divulgação oficial está prevista para a próxima segunda-feira (17), revelou o vice-presidente Marco Antônio Dias.

“Nós já divulgamos a data para as pessoas se programarem. Podemos adiantar que o primeiro dia será exclusivo aos produtores da nossa cidade, com ciclo de palestras e atividades voltadas para a produção e o comércio. Nos outros dois dias será aberta ao público com distribuição de morango e as tradicionais barraquinhas”.

As barracas serão montadas por entidades sem fins lucrativos do município e terão que oferecer, no mínimo, um produto feito à base de morango. A Associação conta com parcerias como a Prefeitura Municipal de Pouso Alegre, Emater e Sebrae, além de empresas que comercializam produtos e suprimentos essenciais na produção da fruta.

De acordo com Marco, o Festival pretende chamar a atenção para o morango, o principal alimento produzido na cidade, promover a produção rural que se destaca no mercado nacional e ainda, trazer público para movimentar a economia local.

Outro objetivo é trazer os produtores para dentro da cidade. O vice-presidente da Acipa estima que cerca de 1000 agricultores atuem hoje em Pouso Alegre na produção do morango.

O Festival deve entrar no calendário de eventos da cidade para promover a fruta e fomentar a produção local.

Festival acontecerá na Praça Senador José Bento (Foto: Acipa)