Uma mulher morreu e um homem foi baleado na perna, na madrugada desta quinta-feira (27), em um tiroteio após uma tentativa de assalto a duas agências bancárias em Uberaba, no Triângulo Mineiro.

A ação criminosa começou por volta das 4h da manhã nas agências do Banco do Brasil e do Itaú, ambos na Avenida Leopoldino Oliveira.

A mulher que foi atingida por um tiro na cabeça, chegou a ser levada para um hospital da cidade, mas não resistiu. Dois vigilantes precisaram ser socorridos por terem inalado fumaça.

Os assaltantes estavam em caminhonetes, carros e caminhões, cercaram as principais ruas do Centro e a praça Rui Barbosa e, segundo a Polícia Militar, usaram armas de grosso calibre.

A ação foi semelhante ao ataque à agência da Caixa Econômica Federal de Pouso Alegre, em 20 de maio deste ano.

A polícia cercou toda a cidade e região. Mas, durante a fuga, o grupo de aproximadamente 25 integrantes trocou tiros com policiais militares por mais de uma hora.

Ainda durante a madrugada, três explosões perto de agências bancárias e uma empresa de valores foram registradas em Uberlândia, cidade vizinha. A Polícia Militar acredita que o fato pode ter sido uma estratégia da quadrilha para chamar atenção em outro município.

Ainda de acordo com a PM, durante a fuga na BR-262, em Uberaba sentido Araxá, os assaltantes tomaram um caminhão e fizeram dois reféns, o motorista e uma criança.

A polícia está negociando a rendição dos bandidos e a liberação dos reféns. A ação assustou os moradores da cidade.

Por causa da ação, cerca de 1,3 mil consumidores estão sem energia elétrica, segundo a Cemig. As aulas na rede pública e particular estão suspensas. O transporte público também não circula nesta manhã. Os setores de atendimento médico de urgência e emergência funcionarão orientados pelas forças de segurança da cidade, segundo nota do Executivo.

Em vídeos gravados e publicados por moradores, é possível ouvir muitos tiros.