Ante-projeto quer tornar o centro mais atrativo para população e visitantes (Foto: PousoAlegrenet)

Um audiência pública nesta quinta-feira (1) irá debater um ante-projeto de requalificação do centro de Pouso Alegre. Elaborada pela Unifei (Universidade Federal de Itajubá), a análise fundamenta a importância de tornar o centro mais atrativo, sobretudo a pedestres e visitantes, além de concretizar um plano de mobilidade urbana.

Segundo o superintendente de projetos da prefeitura, José Carlos Costa, durante décadas a área central da cidade ficou estagnada: “O que se busca com esse projeto é deixar a cidade mais receptiva àqueles que utilizam o centro para trabalhar, fazer compras ou como visitantes”, afirma.

Entre os problemas apontados pela Unifei e decorrentes da estagnação da região central estão o desgaste da pavimentação, falta de padronização dos passeios e calçadas estreitas, o que dificulta a circulação de pedestres e o livre acesso aos estabelecimentos comerciais.

Ante-projeto quer tornar o centro mais atrativo para população e visitantes (Foto: PousoAlegrenet)

José Carlos destaca também estudos que antecipam a saturação do trânsito de veículos em poucos anos. “A evolução da frota de veículos em Pouso Alegre, segundo dados do IBGE, mostra que em pouco mais de dez anos saltamos de 47 mil para quase 85 mil carros e até 2025, pelas projeções, chegaremos a mais de 107 mil. É um dado relevante e alarmante e vai comprometer a mobilidade urbana e o centro, principalmente, ficará intransitável, se nada for feito o quanto antes”, completa.

Em junho a prefeitura assinou um financiamento para as obras de requalificação do centro da cidade. As intervenções focam na melhoria da mobilidade urbana e abrangerão desde a rotatória do Bairro São Geraldo, passando pela Avenida Dr. Lisboa, até a Avenida Duque de Caxias, nas imediações do Mercado Municipal.

A audiência publica será as 17h30 no auditório da Associação do Comércio e Indústria de Pouso Alegre (Acipa), que fica na Praça Senador José Bento, nº 118/Centro.