14º Grupo de Artilharia de Campanha em Pouso Alegre (Foto: Google Street View)

Uma decisão do comando do 14º Grupo de Artilharia de Campanha de Pouso Alegre de abandonar cachorros em uma rodovia gerou revolta nas redes sociais. O abandono aconteceu há quase um mês mas o caso só veio a tona após uma denúncia feita pelo protetor animal Hélio Carlos de Oliveira na noite desta segunda-feira (1). Segundo Hélio, dos dez cachorros abandonados, dois foram encontrados mortos, e dois ainda não foram encontrados.

Cachorros recebiam cuidados dos militares. Este está desaparecido

Os cachorros de rua não eram do quartel, mas circulavam livremente pelo local, onde recebiam cuidados dos militares. O PousoAlegrenet conseguiu confirmar a denúncia com um militar do 14º GAC, que prefere não ser identificado, e também com o próprio comando.

Segundo o militar, é a segunda vez que um comando dá ordens para que os animais sejam retirados de lá. Na primeira ocasião (não soube precisar se foi em 2016 ou 2017), quatro cachorros foram soltos em uma estrada.

Cachorro foi encontrado morto
Cachorro foi encontrado morto

Ainda segundo o militar, ao saber da hipótese de retirada dos animais, houve uma mobilização para adoção dos cachorros, e três deles foram levados para casa. Os cães teriam sido levados à noite, já que, os militares deixaram a unidade no fim da tarde e no dia seguinte, somente um animal estaria lá. O cão poupado chegou ao local há cerca de cinco anos e recebeu o nome de Sorriso.

Segundo o militar, os animais eram bem tratados pela grande maioria dos militares, até inclusive, pelo comandante.

O que diz o Comando do 14º GAC

O PousoAlegrenet também conseguiu com exclusividade falar com o comandante do 14º GAC, Mauro Fernando Rego de Mello Júnior. Segundo ele, desde que chegou em Pouso Alegre, há 18 meses, diversos animais entravam na unidade e alguns acabavam ficando.

Os cães eram alimentados por uma colaboradora civil que é responsável pela cantina e também por soldados, com sobras de comida e outros alimentos.

Com o fácil acesso dos cães, em dado momento, os animais somavam entre 15 e 20 cachorros, entre machos e fêmeas. Na época em que as fêmeas estavam no cio, o grupo de animais causavam grandes alvoroços dentro do quartel, o que foi tolerado.

Foto: Redes Sociais

A situação começou a extrapolar quando as reclamações sobre os animais aumentaram. Diversas pessoas que usam a calçada do 14º GAC reclamaram que alguns cachorros saíam de dentro do quartel e avançavam nas pessoas.

Outro fator determinante, foi o início das aulas do Profesp (Programa Forças no Esporte), em que 200 alunos da rede municipal de ensino que participam de atividades nas dependências do 14º GAC. Para evitar que os cães mordessem nas crianças, o comando decidiu retirar um grupo de animais de dentro da unidade.

O comandante disse que fez contato com a prefeitura, e foi informado que não tinha um lugar para levar os cães. Ao PousoAlegrenet a prefeitura não confirmou o pedido feito pelo 14º GAC, mas confirmou que realmente o Centro de Bem estar Animal não abriga animais, somente trata, e que na hipótese de um pedido de ajuda, encaminharia para as Ongs existentes na cidade.

Cachorros recebiam cuidado de militares

Ainda segundo o comando, com os cachorros aumentando e tumultuando o quartel, a ordem foi dada para que os animais fossem soltos em uma área rural. Segundo o comandante, há cerca de um mês, pouco mais de 10 animais foram colocados em um veículo e soltos em uma área rural de Pouso Alegre.

Alguns cachorros ainda ficaram na unidade. O comandante relatou que tentou levar dois desses animais para casa, mas que os cachorros não se acostumaram com o ambiente fechado, por isso, levou de volta para o quartel.

O comandante enfatizou: “Em nenhum momento os cachorro foram maltratados pelo quartel, e nem foram quando transportados”.

Este é outro cachorro que está desaparecido

Protetor pede ajuda para adoção e localizar animais

O protetor animal Hélio Carlos pede ajuda para quem puder adotar algum dos animais, ou ajudar a encontrar os desaparecidos: “quem mora próximo ao local do abandono e tiver qualquer informação sobre os dois desparecidos favor segurá-los e entrar em contato comigo pelo 9 9938 8187”.