Moradores do distrito São José do Pantano, em Pouso Alegre, estão animados com a proximidade do termino das obras de pavimentação da Estrada Braz Morais. A obra era esperada há décadas.

“A vida inteira a população sonhava com esse asfalto”, conta a professora aposentada Juliana Santos Pereira.

Prefeitura já pavimentou mais de 10 dos 14 qilometros que ligam distrito a MG-290 (Foto: PousoAlegrenet)

As obras iniciaram em meados de 2018, e a previsão é que sejam concluídas até o final deste ano. Ao todo são 14 km que ligam o distrito a MG-290. Na semana passada mais 1km foi pavimentado, restando apenas 3,5 km para terminar a obra.

Estrada do Pantano em 2015 (Foto: Arquivo / Redes Sociais)

Seis anos atrás, a então presidente Dilma Roussef chegou a anunciar uma verba do PAC 2 para obra, mas o dinheiro nunca chegou aos cofres do município.

“É uma obra extremamente importante para os moradores daqui. Nós temos aqui a grande produção familiar de morango. Vamos dar condições para que esse produto seja escoado com maior facilidade. Estamos integrando o distrito de fato a Pouso Alegre. É uma obra esperada a mais de 60 anos que estamos tendo a satisfação de fazer com recursos próprios do município de Pouso Alegre”, comemora o prefeito Rafael Simões (PSDB).

Prefeito comemora obra (Foto: PousoAlegrenet)

Além de melhorar a economia local e a vida dos moradores, a obra vai trazer riqueza ao bairro: “Agora as pessoas estão investindo aqui. A passagem do asfalto aqui vai no mínimo duplicar o valor da terra”, conta o prefeito.

A via tem alto tráfego de veículos. A prefeitura estima que sejam 10 mil moradores naquela região. Além do transporte das pessoas, a estrada é importante para o transporte dos produtos rurais. Só na cooperativa, são mais de mil caixas de morango que chegam e saem do local todos os dias.

Mais de mil caixas de morango entram e sai de cooperativa todos os dias (Foto: PousoAlegrenet)

“Vai melhorar muito. Tanto na parte do escoamento do morango quanto do leite né. O asfalto vai melhorar demais o acesso aqui”, comemora o funcionário da cooperativa de morangos, Tarcísio Alberto. Ela lembra as dificuldades que passaram antes do asfaltamento: “Varias vezes enfrentamos situações difíceis, de ter que desviar de caminho, chamar socorro pra tirar caminhão atolado. Era complicado. Agora é só agradecer”.

Morangueiros comemoram obra (Foto: PousoAlegrenet)