PousoAlegrenet

Menu

Com medo de móveis serem roubados, moradores seguem em casas interditadas após desabamento em Pouso Alegre

Prefeitura informou que arrumou hotel para os moradores, mas ninguém quis ir. Eles estão se revezando para dormir no local

Foto: PousoAlegrenet

Muitos moradores das casas interditadas pela Defesa Civil na terça-feira (20) seguem dentro das casas. O motivo: medo de terem os móveis roubados. Muitos moradores disseram que não tem para onde levar os móveis, e que eles serão roubados se deixarem as casas.

O problema já havia sido alertado por uma moradora que teve a casa na mesma rua interditada no ano passado: “Quando eu sai da casa eu tinha deixado meus móveis aqui, porque eu não tinha lugar para colocar meus móveis. Eu consegui um galpão para guardar, e quando voltei a casa estava assim, sem nada praticamente”, contou a Assistente Administrativa Marla Vieira.

O vendedor de roupas Rafael dos Santos é um dos moradores que não deixou a casa. “Já me perguntaram do fogão a lenha que tenho nos fundos, se eu não vou tirar. É muito perigoso. Falaram que iam pular o muro para roubar a lampada da minha vizinha”, disse o vendedor.

Moradores estão preocupados com o risco de roubo aos seus móveis se deixarem casas (Foto: PousoAlegrenet)

Segundo o secretário de Políticas Sociais, João Batista de Lima, a prefeitura arrumou hotel para 18 pessoas, mas ninguém quis ir. “A situação é complicada. Estamos negociando com a própria construtora alí do lado para assumir isso. Se a gente tira [os móveis] e põe no galpão da prefeitura, amanhã podem dizer que está faltando uma TV. Então tudo isso tem que ser feito com os pés no chão. Mas a gente está atento”.

Ainda conforme o secretário, a intenção é envolver a Caixa e a Construtora na solução do problema: “Nós estamos em contato com a Caixa e a Construtora do lado. Por que alí, a responsabilidade da prefeitura é uma responsabilidade social. Estamos dando todo apoio no que for necessário. Agora a gente quer resolver a situação das casas. Tem até uma possibilidade de aluguel social para os moradores, mas não adianta nada tirar pro aluguel social e não resolver o problema. Tem que resolver agora, envolvendo os responsáveis, que é a Caixa Econômica e a Construtora. Essa demora é para envolver os responsáveis”.

Foto: PousoAlegrenet

Segundo o secretário, nesta tarde deve ocorrer uma reunião com a Caixa e outra com a Construtora.

A Caixa e a Construtora PA foram procurados mas não obtivemos sucesso até o momento desta publicação. Na terça-feira, a construtora negou ser responsável pelo desmoronamento.