Foto: Prefeitura

Mais 300 pacientes passaram pela cirurgia de catarata nesta segunda (5) e terça-feira (6) na Policlínica Municipal do Bairro São Geraldo. Segundo a prefeitura, o mutirão que teve início há cerca de dois anos, já devolveu a visão a mais de 2.600 pessoas.

A maioria dos pacientes é idosa. Os pacientes passam por consulta médica nas unidades de saúde municipais e depois por uma avaliação clínica e exames, que comprovem a necessidade da cirurgia, são encaminhados ao mutirão.

Foto: Prefeitura

A catarata é quando a lente natural do olho fica opaca, deixando a visão nublada. A doença torna mais difíceis tarefas como ler, dirigir, ver televisão ou interpretar a expressão das pessoas.

Para a secretária de saúde, Sílvia Regina Pereira da Silva, o mais importante do mutirão é devolver a qualidade de vida às pessoas que perderam boa parte da visão por conta da catarata. “É uma grande satisfação ver o retorno dessas cirurgias e saber que a qualidade de vida dessas pessoas será melhor, graças a essa ação”, ressalta.

A equipe médica liderada pelo oftalmologista, Hernane Dias de Souza é a responsável pela execução das cirurgias que têm duração de poucos minutos. “O importante é o paciente ser atendido da maneira correta e sair daqui com a visão corrigida. Como a anestesia é tópica, não há dor, nem desconforto”, afirma.