Foto: PMPA

Nos dias 24 e 31 de agosto, o Posto de Puericultura, no centro da cidade, funcionará excepcionalmente, para a intensificação de vacinação contra febre amarela e atualização do Cartão de Vacinas, com atenção especial para a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola).

A tríplice viral deve ser aplicada em duas doses (confirmadas) até os 29 anos de idade, e uma única dose, até os 49 anos (também confirmada).

Para a atualização das vacinas, são necessários a apresentação do Cartão de Vacinação e um documento de identidade com foto.

A unidade permanecerá aberta das 08h às 16h30. O Posto de Puericultura fica na Rua Adolfo Olinto, nº 480/Centro.

Proximidade de São Paulo preocupa devido surto de sarampo

Além do caso suspeitos em algumas cidades do Sul de Minas, a preocupação é com a proximidade do estado de São Paulo, que enfrenta um surto com quase 1,8 mil casos confirmados. Em todo o Sul de Minas, várias cidades fazem divisa com o território paulista e com o Rio de Janeiro.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa, que também pode atingir bebês com menos de um ano. Por conta do aumento do número de casos, o Ministério da Saúde estendeu a vacinação para crianças de seis meses a 11 meses.

Quem não sabe se tomou a vacina deve procurar uma unidade de saúde. Para quem não tem a carteira de vacinação, a secretaria consulta o sistema para encontrar os registros.

Quem tem menos de 29 anos deve ter duas doses comprovadas. Acima de 30, uma dose, no mínimo.