PousoAlegrenet

Menu

Jovem que esteve em São Paulo tem o primeiro caso de Sarampo registrado em Pouso Alegre

Doença teria sido contraída em viagem para o estado de São Paulo, onde há um surto de sarampo; Jovem já esta recuperado da doença

Posto de Puericultura (Foto: Prefeitura)

Um jovem de 17 anos teve o primeiro caso de sarampo registrado em Pouso Alegre. A confirmação foi feita pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) no último dia 2, mas o caso só foi divulgado pela Secretaria de Saúde de Pouso Alegre nesta terça-feira (17).

Segundo a Secretaria de Saúde, o jovem já esta recuperado da doença, que teria sido contraída em viagem para o estado de São Paulo, onde há um surto de sarampo.

Outros cinco casos estão sendo investigados e aguardam exames. Dois já foram descartados.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa. A unica prevenção é a vacina. Todas as pessoas com idades entre 6 meses e 49 anos devem se vacinar. De 6 meses a 29 anos são duas doses. Pessoas de 30 a 49 precisam de uma dose. Quem não tomou, não lembra ou perdeu o cartão, a recomendação é que tome.

Pessoas acima de 50 anos não fazem parte do grupo prioritário vacinado nos postos de saúde. Segundo o Ministério da Saúde, essa faixa etária já tomou uma dose de vacina ou já entrou em contato com o vírus ao longo da vida.

Várias unidades de saúde do município estão vacinando os moradores até mais tarde. Veja onde:

  • Posto de Puericultura, no Centro, de segunda a sexta até 18h30
  • UBS do Jardim Brasil, que está aberta de segunda a sexta, até 20h
  • UBS Cidade Jardim, às quartas-feiras, até as 20h
  • UBS Pão de Açucar, às quartas-feiras, até as 20h