Coordenador de pesquisas do 5G no Inatel explica possibilidades que a tecnologia proporcionará (Foto: Inatel)

Uma cerimônia nesta quinta-feira (5) marcou a ativação da rede de testes da tecnologia 5G em Santa Rita do Sapucai (MG). A cidade é a segunda do Brasil a testar uma rede 5G. A primeira foi Florianópolis (SC).

A cerimônia contou com a presença de autoridades, entre elas a do Governador de Minas, Romeu Zema, que elogiou o Inatel e disse lamentar não poder investir mais em tecnologia:

Zema elogiou Inatel durante discurso (Foto: Inatel)

“Fiquei impressionado com a qualidade e infraestrutura do Inatel. A direção do instituto está de parabéns por fomentar e incentivar o desenvolvimento da tecnologia em nosso estado. Eu queria que na minha gestão que o Estado tivesse mais condições de investir em tecnologia, já que a falta dela impacta na vida da população”, comentou o Governador.

A rede foi ativada dentro do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), em parceria com as empresas TIM e Ericsson. O desafio dos pesquisadores do Inatel é de garantir a alta velocidade em longas distâncias das torres de celular, para até 50 quilômetros, já que com a 4G é necessária uma antena a cada 10 ou 15 quilômetros. A tecnologia traria conectividade às áreas remotas e zonas rurais.

Teatro do Inatel ficou lotado para cerimônia (Foto: Inatel)

O diretor do Inatel, Carlos Nazareth Motta Marins, comenta que as possibilidades que a tecnologia propiciará: “Nossos pesquisadores desenvolvem soluções inéditas para o ecossistema 5G e este projeto agregará muito valor aos nossos programas institucionais. Nosso foco é desenvolver soluções inteligentes para segurança, com aplicações de iluminação, monitoramento de vídeo e rastreamento de veículos, implementar soluções de cidades inteligentes, criando uma rede com cobertura por todo o município de Santa Rita do Sapucaí. Ainda será possível instalar câmeras de segurança em todos os postes e implantar outras tecnologias, como soluções de identificação facial, estacionamento inteligente, entre outras”, comentou o Diretor.

Zema conheceu a ‘Casa 5G’ no Inatel (Foto: Inatel)