Foto: Divulgação

Uma suspeita de tentativa de estupro foi registrada na noite desta quinta-feira (10) no campus do Instituto Federal do Sul de Minas em Pouso Alegre. O suposto crime teria acontecido em data anterior dentro do banheiro da instituição de ensino.

Segundo o IF, o crime teria sido cometido por um aluno, contra uma outra aluna. Ambos são menores.

Ainda na quinta-feira (10), a IFSuldeMinas emitiu comunicado suspendendo as aulas nesta sexta-feira (11). O motivo foram ameaças com arma de fogo feitas pelo suspeito a comunidade acadêmica pelo WhatsApp.

A Polícia Militar esteve no campus e ouviu a versão do suspeito que ainda não foi informada. Ele não foi preso.

A direção do IF emitiu uma nota de esclarecimento sobre o caso:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O IFSULDEMINAS campus Pouso Alegre esclarece que na noite desta quinta-feira, 10/10/2019, chegaram até a Direção informações de uma suspeita de tentativa de estupro, que teria ocorrido nas dependências da instituição. O fato teria sido no começo da semana envolvendo dois estudantes, menores de idade, em um dos banheiros. De posse das informações, imediatamente uma Comissão composta por psicóloga, assistente social, jurídico e direção foi até a casa da aluna que recebeu toda a assistência necessária. Imediatamente a Polícia Militar foi acionada e lavrou boletim de ocorrência. Também o estudante recebeu todo o apoio psicopedagógico e foi ouvido pela PM. O caso foi encaminhado à Polícia Civil que tem 40 dias para concluir o inquérito.

O campus ainda tomou conhecimento de mensagens com ameaças à comunidade acadêmica, feitas pelo citado aluno, no WhatsApp, e que mostravam arma de fogo. Dessa forma, julgou procedente, por segurança, suspender todas as aulas no dia 11/10, sexta, com reposição a ser agendada.

Sobre o fato, o IFSULDEMINAS esclarece que, prontamente, tomou todas as ações cabíveis como instituição de ensino. Destaque-se que o campus conta com câmeras de monitoramento, vigilância armada, e assistentes de alunos que atuam diretamente junto a comunidade estudantil. Além disso, diversas campanhas de conscientização, relacionadas a gênero, sexualidadee educação tem sido feitas periodicamente.