Foto: Prefeitura

Pouso Alegre registrou seu 2º caso de Sarampo. Os registros apareceram no boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais nesta quarta-feira (2).

Segundo a secretaria municipal de saúde de Pouso Alegre, o paciente é uma mulher, tem 21 anos, e viajou para o estado de São Paulo, onde há um surto da doença. A jovem já está recuperada e passa bem.

O primeiro caso registrado foi há um mês atrás, no dia 2 de setembro. O paciente era jovem de 17 anos que também havia viajado para São Paulo.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa. A unica prevenção é a vacina. Todas as pessoas com idades entre 6 meses e 49 anos devem se vacinar. De 6 meses a 29 anos são duas doses. Pessoas de 30 a 49 precisam de uma dose. Quem não tomou, não lembra ou perdeu o cartão, a recomendação é que tome.

Pessoas acima de 50 anos não fazem parte do grupo prioritário vacinado nos postos de saúde. Segundo o Ministério da Saúde, essa faixa etária já tomou uma dose de vacina ou já entrou em contato com o vírus ao longo da vida.

Neste sábado (5) a Secretaria Municipal de Saúde realizará um “dia D” de vacinação. Confira a lista dos postos onde ocorrerá o dia D: