PousoAlegrenet

Menu

Cerca de 540 homens coletam sangue para detecção precoce de câncer de próstata em Pouso Alegre

Ação reforçou a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata na população masculina acima de 50 anos

Foto: Prefeitura

Como parte das atividades do Novembro Azul, movimento mundial que acontece neste mês para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Pouso Alegre realizou com o Instituto Sul Mineiro de Oncologia (Oncominas) uma ação de saúde no bairro São João, no sábado (9 de novembro).

O foco foi a prevenção do câncer de próstata na população masculina acima de 50 anos. Também foram realizados testes rápidos (HIV, sífilis, hepatites B e C) e avaliações de pressão e glicemia. Na ação a Prefeitura e Oncominas tiveram como parceiros o Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) e a Clínica Civialle, de Pouso Alegre.

Foto: Prefeitura

Esse foi o terceiro mutirão que o Instituto realiza em parceria com a Prefeitura. Segundo os organizadores, foram distribuídos anteriormente 2.100 convites em residências do complexo do São João, que envolve outros bairros adjacentes. As pessoas que compareceram ouviram uma palestra e em seguida fizeram o cadastro e a coleta de sangue para o PSA (Antígeno Prostático Especifico), que detecta alterações da próstata.

No atendimento ao público alvo, foram cadastradas 540 pessoas. Todas fizeram o exame PSA e aguardam os resultados. Segundo o Oncominas, a próxima etapa será a triagem dos exames entregues pelo Hospital Samuel Libânio dentro de alguns dias. Constatada qualquer alteração na próstata, o paciente será recomendado a fazer consulta com médico urologista. Esta consulta será agendada na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro São João, localizada na Rua Lázaro Silva, 354.