PousoAlegrenet

Menu

Dia Mundial do Diabetes terá ação no centro de Pouso Alegre

Na quinta-feira (13), centro Municipal de Educação em Diabetes realizará exames e dará orientações para combate e tratamento da doença

Foto: Prefeitura

O Centro Municipal de Educação em Diabetes da Secretaria Municipal de Saúde promoverá no dia 14 de novembro, na Praça Senador José Bento, das 08h às 16h, a 22ª Campanha Nacional Gratuita em Diabetes, de Prevenção das Complicações, Detecção, Orientação e Educação. Com o tema “A Família e Diabetes”, neste ano, a expectativa é superar os números de 2018, que ultrapassaram a marca de mil pessoas atendidas.

O Dia Mundial do Diabetes é comemorado em 14 de novembro. Na data, serão realizados exames de glicemia capilar, orientação e educação sobre sinais, sintomas e tratamento da doença, orientação nutricional e sugestões de mudança no estilo de vida, como forma de prevenção ao diabetes.

No município, o Centro de Educação em Diabetes é a principal referência no controle e tratamento da enfermidade, com mais de 3 mil cadastrados. A equipe multiprofissional que atende no Centro conta com médico especializado, nutricionista, psicólogo, assistente social, enfermeira especializada em diabetes e uma equipe de enfermagem.

As pessoas que comparecerem ao local e tiverem os testes considerados suspeitos ou alterados serão encaminhadas para novos exames laboratoriais, para confirmação ou não do diagnóstico.

Na semana seguinte à Campanha, os casos atendidos na Praça Senador José Bento passarão por consultas e orientações individuais e coletivas, no Centro de Educação em Diabetes, na Rua Yeda Maria Machado, nº 95 – bairro Colinas de Santa Bárbara.