Foto: Arquivo Prefeitura

A prefeitura de Pouso Alegre foi a única entre as três grandes do Sul de Minas a receber nota de excelência no indice Firjan de Gestão Fiscal, divulgado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro no início do mês.

A diferença é grande. No ranking estadual, Pouso Alegre foi a 8ª, enquanto Varginha foi a 60ª e Poços de Caldas na 166ª. A única sul-mineira a superar Pouso Alegre no ranking foi Extrema (MG), que ficou em 1º em Minas Gerais.

Conforme o índice, a prefeitura de Pouso Alegre conseguiu a nota máxima nos itens: Autonomia, Gastos com pessoal e Liquidez. Assim como metade do país e outras grandes do Sul de Minas, Pouso Alegre teve nota baixa no indicador de investimentos.

Foto: Arquivo Prefeitura

Autonomia

O indicador Autonomia avalia a receita do município versus custos para manter a Câmara e a estrutura administrativa da prefeitura. Segundo o índice, 35% dos municípios não tem receita suficiente nem para custear a Câmara e a prefeitura.

É o caso por exemplo de Estiva e Senador José Bento, no Sul de Minas, que tiraram nota 0. Tocos do Moji e Turvolândia também tiraram notas críticas.

Gastos com Pessoal

O indicador apontou que metade do país está em situação crítica gastando mais de 54% da receita com pessoal. É o caso de Borda da Mata, Santa Rita do Sapucaí e Conceição dos Ouros.

Liquidez

O indicador apontou que muitas prefeituras estão postergando pagamentos de despesas para o exercício seguinte sem a devida cobertura de caixa.

Segundo a Firjan, esse é o caso de Santa Rita de Caldas, Andradas, Conceição dos Ouros, Bom Repouso, Senador José Bento, Três Corações, e outras sul-mineiras. Elas receberam nota zero no indicador, e na prática estão no “cheque especial”, aponta o índice.

Investimentos

O indicador que mede a parcela da receita total destinada a investimentos mostrou que metade do país está em nível crítico, investindo em média apenas 3% da receita.

É o caso de Pouso Alegre, Poços de Caldas, Varginha e quase todas as cidades do Sul de Minas. Mas também teve exceções, como Bom Repouso, Conceição dos Ouros, e Extrema, que tiraram a nota máxima no indicador.

Confira as notas das principais cidades do Sul de Minas

IFGF

O ranking com todas as cidades do país também pode ser acessado pelo site do https://www.firjan.com.br/ifgf/.