O vice-presidente da República, General Antônio Hamilton Martins Mourão, esteve em visita ao Sul de Minas. Na terça-feira (19) ele passou por Itajubá (MG) e nesta quarta-feira (20) ele esteve no Instituto Nacional de Telecomunicações, em Santa Rita do Sapucaí (MG).

No Inatel, o general conheceu os laboratórios, as pesquisas e inovações tecnológicas desenvolvidas pelo instituto e ministrou uma palestra no Teatro Inatel. Esta foi a primeira visita do vice-presidente à instituição.

Em junho deste ano, Mourão se reuniu, em Brasília (DF), com o diretor e o vice-diretor do instituto, Carlos Nazareth Motta Marins e Guilherme Marcondes. Na oportunidade, foram apresentadas as iniciativas da instituição em prol da educação e desenvolvimento tecnológico do país.

O vice-presidente Antonio Hamilton Mourão fez uma palestra de quase uma hora, onde falou dos desafios da Nação e as ações do governo. Mourão destacou a importância da economia do conhecimento, que é a associação do capital, com a tecnologia e de pessoas que saibam utilizar essa tecnologia, citando o Inatel como um exemplo.

“Aqui é uma das vanguardas existentes em nosso país. Em cada um dos laboratórios que eu passei aqui hoje, o que eu vi é uma rapaziada trabalhando com a máquina, procurando vencer a máquina e inovar a máquina o tempo todo. Isso é a economia do conhecimento. Essa é a pressão que existe hoje no mundo, porque nós teremos que estar numa constante inovação. E aí está a tríplice hélice. Aqui nós temos, dentro do Inatel, essa integração da empresa com a universidade, como gerador do conhecimento e o governo tem que fazer o seu papel como indutor e facilitador. Esse é o grande papel do governo nesse momento”, afirmou o vice-presidente.

Confira abaixo a transmissão feita da palestra do vice-presidente no Inatel: